Home   /   Notícias  /   Entrevista | Inês Magalhães «Dar às pessoas que vão ao Magafest uma experiência musical e anímica»
Entrevista | Inês Magalhães «Dar às pessoas que vão ao Magafest uma experiência musical e anímica»

A segunda edição do Magafest está aí! Um festival bem português que depois do sucesso da primeira edição volta a ocupar a Casa Independente, dia 5 de setembro das 18h às 2h.

Em entrevista, Inês Magalhães, responsável pelo Magafest, desvendou-nos um pouco mais deste evento.

MAGAFEST 2015 cartaz

Esta é a segunda edição do MagaFest. Que novidades temos em relação à primeira edição?
Norberto Lobo & Carlos Bica, Filho da Mãe, Lula Pena, Silence Is a Boy, Minta & The Brook Trout, Garcia da Selva, Simão e Jibóia são os nomes deste ano!
Felizmente pouco mudou. O objectivo não será mudar mas tentar dar às pessoas que vão ao MAGAFEST uma experiência musical e anímica sempre com a maior qualidade e sinceridade.
Existe sim, maior abertura e interesse pelo projecto por parte das pessoas e parceiros, como o Canal 180, Restaurante Alfândega que promove também uma serie de eventos, tanto na música como na fotografia e artes plásticas, a Conserveira de Lisboa que teve projectos incríveis como a Música com Lata, a Aporfest e a Jameson que desde da 1ª edição nos acompanha inclusivé nas MagaSessions e a Altamont, o que ajuda à concretização e sucesso do projecto.

«O MAGAFEST é a celebração, um dia de elogio à música do projecto fundador que são as MagaSessions»

A música em Portugal tem imensas bandas com enorme qualidade mas que infelizmente muitas das vezes não tem o devido destaque. A existência do MagaFest é como que uma voz a esses projetos?
O MAGAFEST é a celebração, um dia de elogio à música do projecto fundador que são as MagaSessions. As MagaSessions começaram em 2012, com um concerto de Coreto (Simão Palmeirim e João Marques).
Tenho amigos músicos, como o Norberto Lobo e Garcia da Selva (Manuel Mesquita) que conheço há 20 anos e que vão estar no MAGAFEST, e outros que na altura acontecia e acontece estarem muito lá por casa em serões musicais que nunca ou raramente ficaram registados e que acabavam por ser momentos extraordinários.
Em 2012 foi quando se começou a sentir a crise em que estávamos a entrar, e no mundo das artes de forma mais grave por várias razões. Trabalho também como designer gráfica freelancer e estava complicado fazer programas fora de casa. Sair para ir ver concertos era impossível, não havia dinheiro. Coreto nunca tinha dado um concerto, porque a maioria dos músicos tem pouco à vontade para agendar e produzir concertos e pareceu-me que era um projecto maravilhoso que deveria ser ouvido, como hoje em dia continua a acontecer a cada concerto que proponho, organizei então a primeira MagaSession. Durante os dois primeiros anos cada um dava o que queria e podia, sem constrangimentos assim começou um espaço onde todos podíamos ir ver concertos.
Todos os concertos desde do inicio foram gravados, filmados e fotografados, o que também dava aos artistas a possibilidade de ficarem com um registo seu com qualidade (ajudando-os na sua própria promoção, principalmente músicos que estão a dar os seus primeiros concertos) começando assim o arquivo MAGA, que podem ver e ouvir na plataforma VIMEO das MagaSessions.

«O critério ou a linha musical que sigo é tentar reunir músicos que marcam uma era na música portuguesa»

Para além da qualidade musical, o que te levou a escolher as bandas que este ano integram o cartaz?
O critério ou a linha musical que sigo é tentar reunir músicos que marcam uma era na música portuguesa, mais do que um género musical, até porque é bastante eclético, há a necessidade de trazer uma experiência para quem vai ao MAGAFEST ou às MagaSessions. Artistas que são irreverentes na música portuguesa e que nos podem trazer algo de novo, transtornar-nos e alterando-nos interiormente levando-nos numa viagem em que só sabemos da sua existência quando chegamos e apercebemo-nos que acabámos de assistir a algo novo e genial.

Qual a principal preocupação do MagaFest?
O MAGAFEST é a continuação, uma celebração das MagaSessions, faz todo o sentido que as mesmas características se mantenham, principalmente a intimidade e aproximação com os músicos.

A entrada tem um valor simbólico de 15€. Onde se pode adquirir os bilhetes?
Os bilhetes estão à venda nas MagaSessions (segunda a quarta-feira das 15h às 18h) e Casa Independente (no dia).
Para os que ainda tem dúvidas em ir ao MagaFest deixa-lhes um apelo… Norberto Lobo & Carlos Bica, Filho da Mãe, Lula Pena, Silence Is a Boy, Minta & The Brook Trout, Garcia da Selva, Simão e Jibóia são os nomes incríveis do cartaz deste ano. Faltar é perder!

Related Article
Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner