Home   /   Sem categoria  /   Entrevista | Secret Lie
Entrevista | Secret Lie

A banda Secret Lie lançou em 2012 o álbum de estreia “Behind the Truth”, que rapidamente teve aceitação por parte das rádios e em vendas. Atingiram de imediato a liderança no mercado digital e a música dos Secret Lie passou a ser ouvida um pouco por todo o Mundo: Espanha, Itália, Argentina, Índia, Irlanda, Inglaterra, Suécia, Rússia  Austrália, USA, Grécia, Venezuela, Chipre, Lituânia, México, Hungria…
A banda Secret Lie foi considerada pelo Made In Portugal como banda revelação e o álbum “Behind the Truth” como um dos Melhores álbuns e Ep’s.
A banda é composta por: Pedro Teixeira Silva como compositor e mentor do projecto; Tó Pica; Nuno Correia; Tiago Ramos; Adelino Duarte; Cláudio Nunes e Sara Madeira.
A banda concedeu uma entrevista ao MIP. Confira:

Made in Portugal: Conhecemos Pedro Teixeira Silva como elemento do grupo ‘Corvos’ e agora surge como mentor do projecto: Secret Lie. O que o levou a constituir esta banda?
Secret Lie: Sou orgulhosamente membro fundador de ambos os projectos e na verdade a ideia de criar Secret Lie surge duma tour efectuada de Corvos à Servia, na qual tivemos uma experiência com uma voz feminina que simplesmente me fascinou. Assim que cheguei a Lisboa meto mãos a obra e inicio uma fase intensa de pesquisa onde ouvi imensa música a fim de encontrar um estilo que me agradasse e fosse totalmente distinto de Corvos. (resposta por: Pedro Teixeira Silva)

MIP: A banda é composta por músicos oriundos de outras bandas, portanto já com bagagem no mundo da música e o único membro feminino (Sara Madeira) é uma jovem que ingressou na banda, na altura com 16 anos. Como aconteceu esta aposta na jovem Sara?
S.L.: A Sara entra na banda através dum casting que efectuei no Teatro Nacional São Carlos, falei com diversos amigos, músicos, produtores e agentes para que me recomendassem vozes femininas não vinculadas a qualquer outro projecto ou banda e com as características vocais que procurávamos. Sara surge entre as candidatas e de imediato é uma surpresa para os membros da banda presentes e jurados convidados, a frescura da sua voz aliada à potencia, timbre e afinação cativam nos de imediato. Da primeira fase escolhemos 3 vozes que posteriormente levei- a estúdio para ver o comportamento das mesmas perante a sala de gravações. Apesar da inquestionável qualidade das restantes candidatas a Sara brilha mais alto e sem dúvida é a voz que melhor se enquadra no estilo musical que escolhemos. Sem dúvida um talento natural fantástico e com uma grande margem de progressão devido a sua idade.  (resposta por: Pedro Teixeira Silva)

MIP: Curiosidade: Como surgiu o nome da banda Secret Lie? Tem algum significado especial a escolha do nome e inclusive o símbolo da banda? (uma chave)
S.L.: O nome nunca foi revelado como surgiu e o seu significado, é o nosso secret 🙂 mas deixamos a dica de lerem as letras do álbum “Behind the Truth” e lá poderão encontrar alguma “clue”. Quando ao logótipo ser uma chave foi uma ideia que surgiu em conjunto e posteriormente materializada por João Paulo Wadhoomall, no fundo é uma chave secreta que nos abre portas para o sonho, que nos faz viajar pelo nosso imaginário. (resposta por: Pedro Teixeira Silva)

MIP: Para além do sucesso em Portugal, a música dos Secret Lie tem passado muito lá fora (ex. EUA, Austrália, Alemanha, entre tantos outros países). Como avalia esta sucesso?
SL.: Bom as redes sociais são um factor determinante para chegar ao mundo e tornar as coisas mais fáceis em termos globais, e a única forma que temos de avaliar esse “sucesso” é dado pelo feedback que recebemos via “internet”, mas de qualquer forma não deixamos de estar espantados com o feedback extremamente positivo que temos tido do “resto do mundo”, é quase um caso em que se pode dizer que aparecemos na hora certa, apesar do termos trabalhado arduamente para que isso aconteça e sem nunca esquecer que praticamente os primeiros feedbacks que tivemos relativos ao nosso trabalho vieram do estrangeiro, e isso tem dado frutos porque temos tido propostas para ir tocar la fora, portanto a avaliação tem sido extremamente positiva. (resposta por: To Pica)

MIP: A internacionalização é um dos objectivos deste projecto musical?
S. L.: Sim… a internacionalização também faz parte dos nossos objectivos imediatos! Aliás a nossa musica até estreou-se curiosamente em rádios estrangeiras muito antes das rádios portuguesas. Secret Lie teve aceitação imediata por estações de rádio em todo o mundo (Espanha, Itália, Irlanda, Inglaterra, Suécia, Rússia, Austrália, EUA, Grécia, Venezuela, Noruega, Chipre, República Checa, Índia, Geórgia, Bielorrússia, Ucrânia, Alemanha, Argentina, Lituânia, Nova Zelândia, México, Hungria, etc). Neste sentido o nosso primeiro videoclip foi o tema “Beautiful Wild Rose”, o tema mais pedido pelas rádios internacionais. (resposta por: Nuno Correia) 




MIP: “Beautiful Wild Rose” foi o tema de apresentação da banda, acompanhado por um videoclip, que ultrapassou as 200 mil visualizações no youtube. Considera que a divulgação a nível cibernético (como youtube, facebook, blogues, etc) é parte da “chave” do sucesso?
S. L.: A palavra-chave do sucesso é o trabalho, mas acho que sim, é uma grande ajuda e acredito que se não tivéssemos esses meios de comunicação social seria mais difícil chegar às pessoas. O resultado tem sido fantástico e estamos muito felizes e motivados por isso. (resposta por: Sara Madeira)

MIP: Como está a agenda da banda para o verão? Muitos concertos já agendados a nível nacional e internacional?
S. L.: Está a correr bem. Temos um festival já confirmado. Vamos também passar pelas ilhas e no continente também já temos algumas datas. Para as saberem consultem o nosso Facebook  https://www.facebook.com/1.secret.lie (resposta por: Nuno Silva – manager)

MIP: Recentemente tocaram no Jardim Escola João de Deus, para crianças com idades compreendidas entre os 3 a 5 anos. Como foi a experiência de tocar para um público tão novo?
S. L.: Não sabia bem o que esperar sendo este um público tão novo, mas no fim o resultado foi muito positivo. Conseguimos mostrar a nossa música e ao mesmo tempo criar uma ligação com todas as crianças que vibraram e participaram em todas as nossas músicas com muito entusiasmo. Conseguimos passar uma bela manhã com uma boa companhia. (resposta por: Sara Madeira)

MIP: Para além dos concertos, que mais novidades tem os Secret Lie para os seus fãs?
S. L.: Estamos a pensar em lançar 2º videoclipe. Aumentar o nosso leque de merchandising com tshirts… (resposta por: Tiago Ramos)

MIP: Como definem actualmente a música em Portugal?
S. L.: A música em Portugal é um mercado em autêntica transformação. É muito difícil prever o que vai acontecer e ter certezas do futuro. Mas começam a vislumbrar-se pequenas luzes ao fundo de vários túneis, à medida que as coisas se vão reestruturando. Não existe só um caminho para a recuperação e é de esperar que as bandas e artistas se reinventem no sentido de procurar uma solução. E um dos caminhos passará certamente por reeducar o público sensibilizando-o que a cultura não pode ser tratada desta forma. Esperamos e queremos acreditar que tudo vai melhorar. (resposta por: Nuno Louro)

Related Article