Home   /   Notícias  /   Portugal é Campeão Europeu — Reações dos músicos
Portugal é Campeão Europeu — Reações dos músicos

Portugal é Campeão Europeu 2016!

A Seleção Nacional sagrou-se Campeã Europeia de Futebol, ontem em Paris, no Euro 2016 que se realizou em França. Várias tem sido as reações, nomeadamente nas redes sociais. Destacamos as reações de alguns dos músicos portugueses.

 

Pedro Abrunhosa – Esta é a vitória de Portugal mas também a vitória dos portugueses no Mundo

Pedro Abrunhosa: Parabéns aos vencedores, País que se ergue hoje orgulhoso perante a adversidade, a resignação, a submissão. Para aqueles que, desde há décadas, tiveram que abandonar o seu chão em busca de melhor vida sem nunca largar a bandeira, esta vitória é também uma metáfora da sua luta tenaz, resiliência e capacidade incrível de sucesso perante as hostilidades. Esta é a vitória de Portugal mas também a vitória dos portugueses no Mundo.
Glória aos vencidos, França, que se bateu tão dignamente em sua casa, terra esperançosa de liberdade, igualdade e poesia.
Hoje é o nosso dia. Obrigado, Selecção! 

 

David Fonseca – As dificuldades são mesmo pedras no caminho para construir castelos

David FonsecaE o que nos diz esta vitória? Coisas simples mas muitas vezes esquecidas dos portugueses: que sonhar é grátis e pode levar-nos longe; que a adversidade e as dificuldades são mesmo pedras no caminho para construir castelos; que ser português não é sinónimo de pensar ou sonhar pequeno, mas sim uma forma única de ser, de todos os tamanhos e vontades; que devemos acreditar muito antes de ver, que a nossa fé no futuro não seja sempre minada pela nossa frequente falta de auto-confiança; que improvisamos melhor que ninguém quando os planos se alteram; que somos capazes de fazer tudo ou mais do que os outros fazem, coisa que parece senso comum, mas nem sempre está claramente presente no nosso espírito interno face ao mundo global; que o trabalho alimenta a esperança e vice-versa; que a ambição não nos esmaga a humildade, somos um dos povos mais bonitos do mundo e não devemos ter medo de afirmá-lo. (publicação completa aqui)

 

David Antunes – Não foi apenas um campeonato de futebol! Foi um incentivo para um povo, valente, imortal, mas também muitas vezes descrente

David AntunesE de repente, sem nos apercebermos muito bem, alguma coisa mudou nas nossas vidas. Isto não foi apenas um campeonato de futebol. Foi muito mais que isso. Foi uma lição, um exemplo de luta para os mais jovens. Um acreditar na justiça para os mais velhos. O acreditar que o karma existe, e que se fizeres o bem, receberás o bem. O nosso capitão deu-nos uma grande lição de vida. Mesmo contra todas as adversidades, dá-se o que se tem. Já não podia contribuir no campo, contribuiu como podia. Com o que tinha. E se cada um der um pouquinho de si, conseguimos alcançar feitos incríveis. Não foi apenas um campeonato de futebol! Foi um incentivo para um povo, valente, imortal, mas também muitas vezes descrente. Esta vitória, vai mudar muita coisa. Especialmente na forma como olhamos para nós. Não somos um país pequenino à beira-mar plantado. Contra tudo e contra todos, conseguimos. E ficará gravada na história uma frase, mais um vez, de um enorme ser humano. A gente tenta. Se não conseguirmos, que se f#da. Mas a gente tenta. A partir de hoje, não somos apenas portugueses. Somos portugueses campeões.

 

Boss AC – Dia 10 de Julho foi um dia histórico para o desporto português

Boss ACHá dias assim! Dia 10 de Julho foi um dia histórico para o desporto português. 5 medalhas no campeonato europeu de atletismo:
medalhas de ouro para Patrícia Mamoma com novo recorde nacional no triplo salto e Sara Moreira na meia maratona e medalhas de bronze para Jéssica Augusto (meia maratona) e Tsanko Arnaudov (lançamento do peso). O título colectivo da meia maratona foi para Portugal também. E quanto à selecção nacional de futebol foi o realizar de um sonho: vitória sofrida e merecida em Paris na final do Euro 2016. Parabéns aos vice-campeões europeus, a França.

 

Carlão – A equipa fez-se no caminho, contra o mundo, e ganhou com toda a justiça

Carlão: Nem telenovela mexicana, nem tragédia grega, ópera italiana ou o Game Of Thrones. Nada bate o enredo do percurso da selecção neste europeu de 2016, com enfoque na final. Ronaldo fora aos 25 minutos? Éderzito a marcar o golo da vitória?? Não stressei quase nunca neste campeonato porque a maior parte do tempo, como muitos, não acreditei e, verdade seja dita, para mim é mais difícil afeiçoar-me a uma equipa nacional do que ao meu clube: jogam a espaços, com intervalos grandes e muitas alterações.
À excepção dos guarda-redes suplentes todos os convocados foram utilizados. E deram tudo. Todos foram fundamentais – até aquele que insistimos em apontar como o menos importante deles. A equipa fez-se no caminho, contra o mundo, e ganhou com toda a justiça – só os franceses poderão achar que não, o que não nos rala nada: Somos campeões da Europa.

 

Zé Pedro (Xutos & Pontapés) – Não há palavras para descrever a emoção que esta seleção nos deu

Zé Pedro (Xutos & Pontapés)Antes de mais, não há palavras para descrever a emoção que esta seleção nos deu.
É um orgulho enorme ouvir uma música tocada por nós estar como banda sonora deste momento histórico, que estamos todos a viver! Obrigado seleção nacional! Campeões! Somos Campeões!!!

 

D’ALVA – Portugal é diversidade, é vencer adversidades, é sofrer até ao fim

D’ALVAPortugal é diversidade, é vencer adversidades, é sofrer até ao fim, é aprender com cada derrota mas por isso mesmo saborear ainda mais a vitória. Orgulho!

 

Related Article