Home   /   Notícias  /   Faleceu Manuel Jorge Veloso, pioneiro do jazz e da TV em Portugal
Faleceu Manuel Jorge Veloso, pioneiro do jazz e da TV em Portugal
Manuel Jorge Veloso, músico, compositor e crítico de jazz faleceu na quarta-feira, dia 13 de novembro, aos 82 anos.

O funeral realiza-se hoje no cemitério do Alto de São João, às 19 horas.

Faleceu Manuel Jorge Veloso

Manuel Jorge Veloso nasceu em 1937, em Lisboa. Com formação musical clássica (violino e composição), foi nos anos 60 e 70 baterista de jazz amador e membro fundador do Quarteto do Hot Clube de Portugal, o primeiro grupo português com atividade jazzística exclusiva e regular.

Foi com esse quarteto que participou no Festival de Jazz de Comblain-la-Tour, Bélgica, em 1963. Tocou ainda, individualmente, com inúmeros músicos de jazz portugueses e estrangeiros. Integrou o Quarteto de Dexter Gordon no I Festival Internacional de Jazz de Cascais, em 1971.

Entre 1958 e 1971, na televisão, foi produtor de programas de música clássica e de jazz na RTP, onde mais tarde, em 1974/1975, foi membro da Comissão Diretiva de Programas e Chefe do Departamento de Programas Musicais.

Desde os anos de 1960, na rádio, foi autor e apresentador de vários programas de jazz na ex-EN, ex-RCP e RR, integrou a equipa do Programa ‘Tempo ZIP’ da RR (1971/1972) e apresentou a rubrica ‘Os Clássicos no Jazz’ no espaço de emissão matutino ‘Opus 8/11’ da Antena 2. Também na Antena 2 foi, a partir de 1993, autor e apresentador do programa ‘Um Toque de Jazz’.

Escreveu artigos de divulgação sobre jazz em vários jornais e revistas, foi coordenador e autor de várias entradas no domínio do jazz para a ‘Enciclopédia da Música Portuguesa do Século XX’, no cinema, compôs música para curtas -metragens e longas-metragens.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou a morte do músico Manuel Jorge Veloso, destacando que este contribuiu “de forma indelével para a divulgação e afirmação do jazz em Portugal”.

Em comunicado, referiu ainda que “Ao longo de mais de cinquenta anos de carreira, Manuel Jorge Veloso contribuiu de forma indelével para a divulgação e afirmação do jazz em Portugal, enquanto compositor, crítico e professor, sendo o seu nome indissociável da história deste género em Portugal”.

Related Article