Home   /   Sem categoria  /   GNR e a Orquestra Sinfónica da Guarda Nacional Republicana no palco da Expofacic
GNR e a Orquestra Sinfónica da Guarda Nacional Republicana no palco da Expofacic

Os GNR e a Orquestra Sinfónica da Guarda Nacional Republicana vão atuar na Expofacic, na noite de 30 de julho, quarta-feira. Há muito tempo que a comissão organizadora vinha diligenciando nesse sentido, mas só agora o camando daquela força policial deu o aval definitivo à participação da sua maior e mais prestigiada formação orquestral num espetáculo com a banda de Rui Reininho.

No total estarão mais de 120 músicos em palco, no que promete ser a reedição de memoráveis atuações conjuntas já realizadas, a primeira das quais em 18 de abril de 2008, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Quem já viu diz que se trata de uma experiência empolgante, com as inspiradas músicas dos GNR a adquirirem uma nova dimensão com os arranjos da Orquestra Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, em cuja composição pontificam virtuosos instrumentistas nos seus vários naipes. O repertório ainda não está completamente decidido, mas é certo que será uma viagem em torno da carreira de Reininho e seus pares, com destaque para os seus temas de maior sucesso.

O que se perspetiva é que a empatia que as duas formações musicais têm demonstrado nas atuações que já realizaram conjuntamente vai estar de novo em evidência no palco da Expofacic, no que constitui mais uma aposta na diversificação da oferta de um programa que tem como cabeças de cartaz os Kaiser Chiefs. A banda britânica vem realizar em Cantanhede um dos concertos da tournée europeia de promoção do seu novo álbum, em 2 de agosto, sábado, a que se seguirá a performance do famoso DJ e produtor musical americano Borgeous. Antes disso, as noites do certame vão ser preenchidas com espetáculos de artistas de referência em vários géneros musicais, como Anselmo Ralph e DJ Kura (25 de julho, sexta-feira), Tony Carreira (26 de julho, sábado), Pedro Abrunhosa (27 de julho, domingo), Ana Moura (29 de julho, terça-feira), Buraka Som Sistema (1 de agosto, sexta-feira) e Xutos & Pontapés (3 de agosto, domingo).

Numa altura em que a organização se prepara para fechar o programa do palco principal, são já conhecidos os Dj’s que irão animar o palco Sagres. Esta vertente tem vindo a revelar-se uma aposta inteiramente ganha, especialmente junto do público mais jovem, que já não dispensa a presença na zona do recinto da Expofacic por onde vão passar alguns dos melhores e mais conhecidos animadores das pistas de dança nas dez noites do evento. São eles Henri Josh (25 de julho, sexta-feira), David Silva + CRI$E (26 de julho, sábado), Mete Cá Sets (27 de julho, domingo), Dj Sexation (28 de julho, segunda-feira), Karetus (29 de julho, terça-feira), Diogo Menasso (30 de julho, quarta-feira), Fernando Alvim (31 de julho, quinta-feira), The Fucking Bastards (1 de agosto, sexta-feira), Xinobi & Moulinex (2 de agosto, sábado), e DJ ODER (3 de agosto, domingo).

Conforme já foi anunciado, a edição deste ano continua a ter como aliciante a emissão do “Somos Portugal”, da TVI, que vai ser transmitido em direto a partir do recinto, entre as 14h00 e as 20h00 do dia 27 de julho, domingo. À semelhança dos últimos anos, a TVI é de novo a estão de televisão oficial do certame e vai fazer a sua promoção no âmbito de uma campanha que inclui uma operação televisiva com a participação dos alguns dos mais populares artistas portugueses e que envolve a transmissão de diversos apontamentos sobre o concelho de Cantanhede.

Related Article