Home   /   Sem categoria  /   Helena Sarmento no Museu do Fado
Helena Sarmento no Museu do Fado

Esta sexta-feira, dia 17 de abril, às 19h, Helena Sarmento atua no Museu do Fado, em Lisboa.

O espetáculo intitulado “E em abril, cantigas mil”, no qual apresenta os dois discos já editados e um tema novo – Noite de inverno -, da autoria de João Gigante-Ferreira, que tem sido um autor constante na sua carreira, que interpreta na melodia tradicional do Fado Mocita dos Caracóis, de Alfredo Marceneiro.

Helena Sarmento, que exerce advocacia no Porto, estreou-se discograficamente em 2011 com “Fado Azul”, um álbum constituído essencialmente por letras inéditas num ambiente musical de fado tradicional e com dois temas recuperados dos repertórios de Amália Rodrigues, “Caldeirada”, e de José Afonso, “Canção do Desterro”. Em 2014 editou “Fado dos dias assim”, álbum que, tal como o antecessor, teve uma edição internacional, através da Sunset France, em setembro desse ano.

Sobre este álbum, o crítico de música João Gobern escreveu que “os arranjos continuam simples, a seleção mantém-se soberba, as novidades arrebatam“. Para Helena Sarmento, “é um álbum mais pensado e próximo” de si.

A fadista voltou a apostar nas melodias tradicionais, e regista apenas três inéditos, letra e música, no CD, com Gigante-Ferreira a assinar 11 letras. Do alinhamento deste álbum fazem parte “Saudade da prosa”, de Manuel António Pina, musicado por Paulo Jorge Rodrigues, e de Joaquim Sarmento, autor do romance “O Deus da ausência”, a fadista escolheu o poema “O nó do nosso segredo”, que interpreta na melodia do Fado Bailado, de Alfredo Marceneiro.

No Museu do Fado, Helena Sarmento será acompanhada pelos músicos Samuel Cabral, na guitarra portuguesa, Paulo Faria de Carvalho, na viola, e Amândio Pires, na viola baixo.

Related Article