Home   /   Sem categoria  /   Homenagem a Maria Argentina no CCB
Homenagem a Maria Argentina no CCB

CCB . 11 de abril . 21h . Grande Auditório

Este é um espetáculo de homenagem a uma das mais castiças fadistas de Lisboa. Maria Argentina Pinto dos Santos, nascida na Mouraria, começou a trabalhar cedo pelo bairro e aí abriu o restaurante que ainda hoje é paragem obrigatória para todos os amantes de fado – Parreirinha de Alfama.

Por lá passaram grandes nomes do fado português, e lá começou também Argentina a cantar fado, nada de muito sério. Quis o acaso que um dia alguém da assistência lhe pedisse para cantar, e assim “entrou numa desgarrada” por brincadeira. Atrás desse pedido outros vieram e o que começou por um mero acaso, acabou por se tornar um “caso sério” na sua vida: para além de proprietária e cozinheira, passou a cantar para os seus clientes sempre que estes lho pediam e nunca mais deixaram de o fazer.

Aos 91 anos, Argentina Santos ainda é um nome incontornável do fado de Lisboa, e é por isso que, nesta homenagem, se juntam amigos, fadistas e músicos como: Celeste Rodrigues, Rodrigo, Ricardo Ribeiro, Pedro Moutinho, Raquel Tavares, Marco Rodrigues, Maria Armanda, Sérgio Silva, Joana Veiga, Sara Correia, José Manuel Neto (guitarra portuguesa), José Elmiro Nunes (viola de fado) e Didi (Daniel Pinto; viola baixo).

[O espetáculo vai ter duas tradutoras de língua gestual a traduzir as letras dos fados]


Related Article