Home   /   Sem categoria  /   Joana Carneiro apresenta sinfonia nº3 de Mahler no CCB
Joana Carneiro apresenta sinfonia nº3 de Mahler no CCB

  
 Joana Carneiro apresenta o concerto coral e sinfónico: “Sinfonia n.º 3” (em ré menor) – de Gustav Mahler, dia 8 de março, pelas 17 horas, no Grande Auditório do CCB.  A interpretação será da responsabilidade de María José Montiel (meio soprano), da Orquestra Sinfónica Portuguesa, do Coro do Teatro Nacional de São Carlos e do Coro Juvenil de Lisboa.

 A mais vasta sinfonia de Mahler foi escrita num dos períodos mais felizes da vida do compositor, nos verões de 1895 e 1896. Destinada à maior orquestra até então utilizada, a partitura – que inclui coro infantil, coro feminino e contralto solo – nasceu a jorros, o que condiz com o seu conteúdo dionisíaco e panteísta, celebrador da vida no planeta. Influenciada pelos escritos de Nietzsche – em especial “A Gaia Ciência” – a obra incorpora um excerto de “Assim falou Zaratustra” e um dos poemas da “Trompa Mágica do Rapaz”, a recolha de Arnim e Brentano que tanto influenciou o imaginário mahleriano.

 A 3.ª Sinfonia começa por ser um poema às forças da natureza e Mahler chegou também a dar à obra o título “Die fröhliche Wissenschaft”, “A Gaia Ciência”, título do célebre livro de Nietzsche, de 1881.

 Aliás, a sinfonia inclui o poema  Canção da Meia-Noite de Zaratustra, que provém da terceira parte de Assim Falou Zaratustra de Friedrich Nietzsche (1844-1990), livro de 1884 que retoma essa figura do reformador da religião do Irão que terá vivido entre os séculos VII e VI antes de Cristo e que pregou a religião do Zoroastrismo.

 No seu 5.º andamento, a Sinfonia integra, ainda, o poema Três anjos cantaram, a partir de A Trompa Mágica do Rapaz, com recolha de Achim von Arnim (1781-1831) e Clemens Brentano (1778-1842), em que um coro de crianças imita os sinos da bem-aventurança.

 A primeira audição integral da 3.ª Sinfonia foi dirigida por Mahler em 1902, em Krefeld, seis anos depois de a obra estar concluída. A obra obteve um enorme sucesso e marcou o princípio de um entusiasmo genuíno pela obra de Mahler – fora de Viena.

O preço dos bilhetes varia entre 5€ a 18€ e estão à venda nos locais habituais. (Ticketline)

Direção musical: Joana Carneiro
Meio-soprano: Maria José Montiel
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro do Coro: Kodo Yamagishi
Coro Juvenil de Lisboa
Maestro titular do Coro: Nuno Margarido Lopes

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_PT/all.js#xfbml=1”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Related Article