Home   /   Notícias  /   Reportagem | João Garcia Barreto mostrou o seu “Refúgio” no Teatro Passagem de Nível
Reportagem | João Garcia Barreto mostrou o seu “Refúgio” no Teatro Passagem de Nível
João Garcia Barreto abriu as portas do seu refúgio, no passado sábado, no Teatro Passagem de Nível.
Apagam-se as luzes no auditório, e na penumbra surge João Garcia Barreto, que se apresentou a solo, apenas voz e teclado.
Apresentou-se a solo mas não esteve sozinho em palco.
O cantautor contou com vários convidados, que  subiram ao palco para ler alguns poemas, de diversos autores.
A viagem pelo “Refúgio” de João Garcia Barreto começou num carrossel, com “Carrossel do que sou”, e seguiu com “Pele na pele”, tema que dedicou à primeira convidada, Cristina.
A todos os presentes, dedicou “O Amor não se empresta”, mas foi com “Livre no tempo em mim” que o público se libertou e quis colaborar, cantarolando em conjunto com o artista.
Ao Teatro que o recebeu nessa noite, João Garcia Barreto dedicou “Bairro do Amor”, de Jorge Palma, uma das suas referências musicais.
‘Agora vamos chegar à fase mais complicada, vamos falar de Portugal.’, assim João antecipou o seu tema “Eufemismo da Memória”, ao qual se seguiram três poemas lidos pelo próprio João.
E prosseguiu Garcia Barreto com a questão ‘Vamos acordar Portugal?’, seguida de um tema de intervenção “Acorda Portugal”.
A viagem continuou com “A Loucura da Ilusão”, porque ‘a vida não é mais que a loucura da ilusão’.
Convidou de regresso ao palco, Cristina, o pai, a mãe e o irmão Vasco para juntos cantarem ‘o nosso Zeca’, com o tema “Venham mais cinco”, e no final da canção já mais pessoas se haviam juntado ao grupo inicial, ao lado do cantautor.
Finaliza-se o concerto com um tributo ao avô do artista, pelas mãos e acordeão de Sónia Fernandes, com o tema “Rosinha dos Limões”.
De salientar, o elevado cuidado cénico do palco, um verdadeiro “Refúgio” para o artista.
João Garcia Barreto é cantor, autor (letra e música) dos temas do seu disco de estreia, e é, sem margem para dúvidas, um nome a reter na música cantada em português.
“Refúgio” encontra-se à venda em formato físico através dos e-mail’s: agencia@plateiadilusoes.pt e jgb@joaogarciabarreto.com , e nas mais conceituadas lojas online no formato digital.

Acompanhe João Garcia Barreto, no facebook: www.facebook.com/joaogarciabarretofanclub

Ouça aqui o single do disco, “A Loucura da Ilusão”:

Texto e fotografias: Márcia Filipa Moura
Related Article