Home   /   Sem categoria  /   João Pires prepara-se para editar “Lisboando”
João Pires prepara-se para editar “Lisboando”

A música de João Pires não é mais que um reflexo de um português que já que andou um pouco pelos quatro cantos do mundo. Esse ser viajante e curioso permitiu-lhe ter contato com inúmeras linguagens musicais que bebeu desde o flamenco, à música africana e brasileira.

A guitarra portuguesa e Ibérica nos dedos, a canção portuguesa e um pulsar nos mais variados ritmos e linguagens fruto de suas vivências ajudam a definir a sua música.

Define-se como “Cantautor, a guitarra é o meu instrumento, faço música portuguesa deixando-a influenciar com outras linguagens que a minha vivência me trouxe e traz.” O seu cancioneiro varia entre a canção e a música instrumental.

Conta na sua discografia os álbuns “Caminhar” e “Coladera”, eleito pelo conceituado site/revista brasileira Embrulhador um dos 100 melhores álbuns de 2014,  como agradáveis surpresas da world music tendo sido premiado por imprensa portuguesa, de música brasileira e pela própria BBC6 Radio no programa de Gilles Petterson e pela parisiense Lusophonie.

 Hoje em dia reside entre Portugal e o Brasil dividindo-se em apresentações do seu trabalho a solo, do “ Coladera” com os brasileiros Marcos Suzano e Vitor Santana e o projeto Xafu, coletivo luso-brasileiro que aborda sons da lusofonia com eletrónica.

Prepara-se para lançar  o Lisboando, seu terceiro álbum, um disco de canta-autor, de Música Portuguesa, marcado por melodias conduzidas pela guitarra e de abordagens às variadas linguagens musicais, como Fado, Bolero, Marcha, Flamenco, Maracatu, Funaná, Morna, Batuque, todas elas compostas de sonoridades que atraem bastante o músico.

Caso pretenda apoiar João Pires na realização do projecto  “Lisboando”, está disponível uma campanha de crowdfunding, no link:  http://ppl.com.pt/pt/prj/lisboando

Related Article