Júlio Resende lança “Fado Cyborg”, novo single que serve de avanço do seu próximo álbum a ser lançado em breve pela editora Sony Music Portugal. O tema já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.
“Cinderella Cyborg” será o nome do novo disco do pianista Júlio Resende. Este novo trabalho discográfico é uma fantasia de união que demonstra que mesmo quando a vida nos parece madrasta, há uma história de amor que pode surgir em qualquer lugar.
O lançamento de “Cinderella Cyborg” está previsto para depois do verão, no mês de outubro e será apresentado ao vivo em Lisboa e no Porto: a 2 de novembro no Teatro Tivoli BBVA e no dia 13 do mesmo mês na Casa da Música.
Sobre o novo single “Fado Cyborg”:
É um tema que pretende explorar a sua vertente apurada de compositor. Júlio Resende sente-a como um fado. Mas é outra coisa para além de um fado, é uma dança, mas também uma aventura cyborguiano da Música. Serve para tentar estabelecer um diálogo possível entre o humano e o inumano, entre a carne e os chips, entre o acústico do piano e do contrabaixo e o electrónico do computador e dos Pads. Entre a sua liberdade enquanto pianista e a rigidez da línguagem dos computadores. Entre a extrema imperfeição do humano e a perfeição impossível da máquina.
Também na música é difícil a reunião com a máquina, por exemplo, em relação ao tempo das músicas – o tempo dos compassos – a máquina nunca vacila, a máquina não gosta de esperar, mas o humano é sempre flexível. Júlio Resende gosta dessa dificuldade. De superar as dificuldades e fazer música disso. Porque se não superarmos as dificuldades não encontramos paz. A paz está sempre na superação e não no conflito.
CONCERTOS JÚLIO RESENDE
02 NOVEMBRO | Teatro Tivoli BBVA | Lisboa
13 NOVEMBRO | Casa da Música | Porto
Júlio Resende tem vindo a acompanhar Salvador Sobral nos concertos ao vivo.