Home   /   Sem categoria  /   Live Freedom 2013 com Luísa Sobral, Sérgio Godinho e Batida
Live Freedom 2013 com Luísa Sobral, Sérgio Godinho e Batida

Depois do sucesso do primeiro “Live Freedom”, já estamos em contagem decrescente para a segunda edição! Tal como no ano passado, música e direitos humanos prometem juntar-se numa grande celebração, dedicada às vítimas de violações dos direitos humanos de vários países em todo o mundo.

O “Live Freedom II” vai decorrer a 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.  Mais uma vez, três bandas nacionais vão atuar em nome de defensores de direitos humanos, integrados na “Maratona de Cartas”, o maior evento mundial da Amnistia Internacional, que em 2012 contou com a participação de mais de um milhão e 900 mil pessoas de dezenas de países.

Com apresentação de Nuno Markl e Vasco Palmeirim, os músicos Luísa Sobral, Sérgio Godinho e Batida darão este ano voz ao trabalho da Amnistia Internacional e, sobretudo, aos 4 casos que integram a Maratona de Cartas 2013 da AI:
1)    Eskinder Nega, jornalista etíope de 44 anos – foi detido pela oitava vez em setembro de 2011 e condenado a 18 anos de prisão por criticar o governo e pedir que a liberdade de expressão seja respeitada no seu país;

2)    Yorm Bopha, ativista do direito à habitação no Camboja – está detida desde setembro de 2012, por acusações que podem ter sido forjadas para a impedir de realizar o seu trabalho;

3)    Ihar Tsikchanyuk, ativista bielorrusso pelos direitos LGBTI (pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e intersexuais) – foi agredido por polícias apenas por ser homossexual. Os responsáveis ainda não foram levados à justiça;

4)    Comunidade de Nabi Saleh, Cisjordânia – desde 2009 realiza semanalmente manifestações pacíficas, pedindo o fim da ocupação israelita e da política de expansão dos colonatos na Cisjordânia.

A Maratona de Cartas é uma iniciativa global da Amnistia Internacional que anualmente visa promover o envio massivo de cartas e postais por ativistas de todo o mundo para as autoridades de diversos países, em protesto contra as violações de direitos humanos. Em Portugal, 42 mil pessoas deram a sua assinatura para esta grande causa no ano passado. Ajude-nos a superar este número em 2013! 

Informação adicional:
 A Amnistia Internacional é um movimento global de 3,2 milhões de membros, apoiantes e ativistas em mais de 150 países e territórios, que luta para pôr fim aos abusos de direitos humanos em todo o mundo. Foi fundada em Londres, em 1961. Em Portugal existe há 32 anos.
A sua missão é apelar ao cumprimento dos direitos proclamados na Declaração Universal dos Direitos do Homem e noutros documentos internacionais, essencialmente através de campanhas públicas, ações de lóbi junto dos governos e entidades intergovernamentais e de educação para os Direitos Humanos.
A música é também uma forma de fazer passar uma mensagem, apoiar uma causa e mostrar que, tal como em 2012, queremos através dela celebrar todas as conquistas e trabalho da Amnistia Internacional em prol dos direitos humanos, mas também mobilizar os portugueses para o ativismo contra as violações de direitos humanos. 
Muitos músicos e artistas de todo o mundo são parte vital dos esforços globais da Amnistia Internacional para lutar pelos direitos humanos de todos os homens, mulheres e crianças. Todos eles usam a sua voz e talento para consciencializar e contribuir para a angariação de fundos para a Amnistia Internacional, e como protesto contra as injustiças, inspirando os outros a participar e agir pelos direitos humanos.

Bilhetes à venda nos locais habituais: preço único –  8€
Toda a informação em: www.amnistia-internacional.pt

Related Article