“Maçã D’Adão” é o novo álbum de “Jonas” que celebra a riqueza cultural do Fado. Este novo trabalho já está disponível em formato físico e digital.
O disco, inteiramente escrito e produzido pelo artista, celebra a riqueza cultural presente nas sonoridades do Fado, reconstruindo, reinterpretando e projetando as suas várias dimensões que se foram perdendo ao longo dos tempos, numa viagem sonora com influências ibéricas, gitanas, mouriscas ou afro-brasileiras. Este Fado vai beber às suas origens, resgatando a dança extinta do Fado Batido e chegando até nós em toda a sua mundividência.
“Maçã D’Adão” inclui os singles ‘Mouraria Moirama’ e ‘Bato a Porta’, canções que documentam duas das dimensões do álbum: a riqueza cultural e a herança Ibérica da nossa cultura, associada à missão do autor de devolver a dança ao Fado através do projeto Bate Fado, um espetáculo aclamado pelos jornais Público e Expresso, cujo propósito é recuperar o ato de se bater ou sapatear o Fado, num diálogo contemporâneo entre a percussão, a voz e as guitarras.
O segundo álbum do compositor, autor, coreógrafo e fadista é, ainda, inspirado pelo primeiro capítulo da Bíblia – Génesis – todo ele ligado à criação, e também pela paixão recente de Jonas pelo barro e cerâmica, com especial enfoque na dimensão pagã e religiosa do figurado de Barcelos, uma dimensão mística, que o artista considera que o Fado também tem. Além de autor, Jonas assume a produção, algo que acontece pela primeira vez na sua carreira. A ele juntaram-se nesta missão Acácio Barbosa, Bernardo Romão, Tiago Valentim e Yami Aloelela, músicos que acompanham o artista há vários anos, bem como Jorge Fernando, figura incontornável do Fado.