Home   /   Sem categoria  /   Mais confirmações para a primeira edição do Festival Caixa Alfama | Maria da Fé, Rita Gordo, Joana Amendoeira entre outros
Mais confirmações para a primeira edição do Festival Caixa Alfama | Maria da Fé, Rita Gordo, Joana Amendoeira entre outros

Depois de confirmados os nomes de Ana Moura, António Zambujo, Camané entre outros, surge agora mais nomes de fadistas que irão marcar presença na primeira edição do Festival Caixa Alfama.

O tempo corre ansioso para a primeira edição do Festival Caixa Alfama. Nos dias 20 e 21 de Setembro, um corrupio alegre e entusiasmado fluirá pelas ruas do Bairro de Alfama, um dos lugares preferidos do Fado. Durante duas noites inesquecíveis, vão ser 40 os artistas num desfile exclusivo. Novos nomes se confirmam de diferentes gerações e estilos, instituições e elementos protagonistas do Fado, desde os mais consagrados às jovens promessas.

Maria da Fé é um dos nomes que terá lugar marcado num dos palcos do Caixa Alfama. Ícone incontornável, é dona de inúmeras e marcantes edições e de muitas e elevadas distinções. Senhora de uma voz reconhecida por todos, convida Rita Gordo, sua filha, para uma noite que promete emoções fortes.

Outros dos consagrados que se confirmam para o Festival são Rodrigo e Artur Batalha. Ainda a televisão se fazia a duas cores, já Rodrigo e Artur Batalha brilhavam no seu estilo castiço e contagiante. Rodrigo, imortalizado pelo hino “Cais do Sodré”, continua energético a divulgar a tradição; Batalha, muitas vezes conhecido por “Príncipe do fado”, depois de há uns anos se ter afastado das cantorias, voltou em força para dar vida a um reportório rico e diversificado. Dos nossos dias, vários são os nomes que se juntam agora ao cartaz do Caixa Alfama.

Uma das fadistas da designada “nova geração” é Ana Sofia Varela. O seu percurso tem sido farto de colaborações com, entre outros, músicos como João Monge, João Gil e Mário Pacheco, guitarrista de Amália Rodrigues.

Diamantina, a simpática e bonita cara da televisão, tem como paixão maior o Fado e vai estar na primeira edição do Caixa Alfama com os temas que constituem o seu Lp, “Fado à flor da pele”. Outro dos nomes fortes dos novos e recomendáveis do fado é Joana Amendoeira. Tem pouco mais de 30 anos de idade mas há mais de uma década que a sua qualidade é merecedora dos melhores epítetos. Desde 1998 que edita regularmente, apresentando-se pelo mundo fora com êxito e reconhecimento.

Quem também vai marcar presença na primeira edição do Caixa Alfama serão Miguel Ramos, filho do consagrado Vítor Ramos; Yola Dinis, artista que escala, de dia para dia, para a atenção de muitos; Miguel Capucho, nome de referência da nova geração do fado; e, por fim, a confirmação da presença de Kiko, um jovem de 12 anos capaz de espantar os mais incrédulos.

Já confirmados:
Aldina Duarte, Ana Moura, Ana Sofia Varela, António Pinto Basto, António Zambujo, Artur Batalha, Camané, Cuca Roseta, Diamantina, Gisela João, Hélder Moutinho, Joana Amendoeira, Kiko, Marco Rodrigues, Maria da Fé, Miguel Capucho, Miguel Ramos, Raquel Tavares, Ricardo Ribeiro, Rodrigo, Teresa Lopes Alves, Yola Dinis.

O bilhete único, já à venda nos locais habituais, custa 35€ e deverá ser trocado por pulseira nas bilheteiras do festival sediadas no Museu do Fado, a partir de dia 19 de Setembro. Pulseira essa que dará acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.

Os clientes da Caixa Geral de Depósitos terão vantagens, a anunciar brevemente, na aquisição de bilhetes.

Related Article