Home   /   Notícias  /   A carreira de Marco Paulo [Biografia]
A carreira de Marco Paulo [Biografia]

Marco Paulo, nome verdadeiro é João Simão da Silva, nasceu a 21 de janeiro de 1945 em Mourão, no Alentejo.

Marco-Paulo-Tour-50anos-coliseu
Marco Paulo

Início da Carreira de Marco Paulo

Um dos cantores mais populares em Portugal, com uma carreira que se estende por mais de cinco décadas, Marco Paulo começou por cantar em festas locais.

Em 1966 participou no Festival da Figueira da Foz com o tema “Vida, Alma e Coração”, com o qual obteve a terceira classificação. No mesmo ano gravou o seu disco de estreia “Não Sei”, versão de uma canção de Alain Barrière.

Em 1967 concorreu ao Festival da Canção, na altura designado por Grande Prémio RTP da Canção, com a canção “São Tão Feliz”. Em 1970, representou o nosso país nas Olimpíadas da Canção de Atenas, com a canção “O Homem e o Mar”.

Anos 80

Nos anos 80, canções que se tornaram êxitos foram “Mais e mais Amor”/”Quem Vier Por Bem” (1981), “Anita” (1982), “Flor Sem Nome”/”Cá Se Faz, Cá Se Paga” (1983) e “Morena, Morenita” (1984).

Em dezembro de 1984, Marco Paulo editou o álbum Romance, que incluiu os sucessos “Deixa Viver”, “Nasci Para Cantar”, “Se Deus Quiser” e “Só Falei Para Dizer Que Te Amo”, versão do tema de Stevie Wonder “I Just Called To Say I Love You”. Este trabalho proporcionou a Marco Paulo o seu primeiro disco de platina.

Os anos 80 tiveram ainda como sucessos os temas como “Dono Do Meu Coração”, “Joana”, “Sonho Tropical”, “Sempre Que Brilha o Sol”, “Anjo Azul” e “Quando o Pai Cantava”.

Anos 90

Ja a década de 90 iniciou com a edição do trabalho De Todo o Coração (1990), mas seria no ano seguinte, com o tema “Tara e Manias”, que Marco Paulo atingiria de novo o êxito, entretanto reforçado pela coletânea “Maravilhoso Coração”.

No ano de 1993 marcou a estreia do artista como apresentador de televisão, com o programa “Eu Tenho Dois Amores”, um sucesso de audiências durante dois anos. No mesmo ano lançou o álbum “Amor Total””, álbum de que fizeram parte canções como “Enganas-me e Eu Gosto”, “Amante, Irmão, Amigo”, “Perco a Cabeça”, “Meu Querido Rio” e “Coração Deserto”.

Precedido do fado “Amália”, surgiu em 1995 o trabalho “Beijinhos Doces”.

Em 1997 regressou aos discos, após ter sido submetido a duas intervenções cirúrgicas, com “Reencontro”, álbum produzido por Emanuel. No ano de 1999 é editado o álbum “Alma Gémea”.

Mudança de editora

Depois de 34 anos ligado à mesma editora, decidiu dar um novo rumo na sua carreira e assinou com a Zona Música, tendo lançado o disco “35 Anos da Nossa Música”, com temas como “Nossa Senhora”, “Te Amo, Te Amo” e “Amália A Nossa Voz”

Mais tarde, assinou por outras editoras tendo lançado discos como; “Marco Paulo”, “O Melhor de Mim”, “De Corpo E Alma”, “Perfil”, “Vida” e “Diário“.

Marco Paulo na televisão

Desde 5 de junho de 2021, o artista tem um programa semanal na SIC, Alô Marco Paulo, apresentado por si e por Ana Marques.

No dia 1 de Janeiro de 2023, uma série biográfica (Marco Paulo) sobre o artista foi lançada no canal SIC e plataforma OPTO da SIC.

Em Fevereiro de 2024, aos 79 anos, o cantor descobre um tumor no fígado e volta a lutar contra uma doença oncológica. Dois anos antes, em 2022, tinha sido diagnosticado com um tumor no pulmão. Em 2019, teve cancro da mama, doença muito rara de desenvolver nos homens.

Sucessos e Reconhecimento

Ao longo dos anos, Marco Paulo lançou vários sucessos tendo recebido mais de 140 galardões de platina, ouro e prata, e até um de diamante, por vender mais de um milhão de cópias.

No ano de 2016 realizou a Tour 50 Anos, pela comemoração dos seus 50 anos de carreira, tendo atuado nas salas mais emblemáticas do país. Neste mesmo ano foi distinguido com o Prémio Mérito e Excelência nos Globos de Ouro da SIC.

A 2 de maio de 2022, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Related Article
Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner