“Common Prayers” é o segundo single do novo álbum de originais dos Moonspell, “Hermitage”, a ser editado a 26 de fevereiro de 2021.
O videoclip de “Common Prayers” foi dirigido por Guilherme Henriques e tem a particularidade de ter sido gravado 80 metros abaixo da superfície, nas Grutas de Mira de Aire, uma das sete maravilhas naturais de Portugal.
O tema forte, gótico e dark, tem como protagonista a atriz e performer Aurora Pinho e conta uma história inspirada pelo surto de freiras grávidas no século XVIII, por toda a Europa e em Portugal.
«As noivas de Deus eram, a maior parte das vezes, mulheres da nobreza cujos pais não consigam casar no “tempo certo” e com a “pessoa certa” e que engravidavam de homens ligados ao clero e à aristocracia local. Em demolições já em pleno século XX, foram encontradas diversas ossadas de crianças: os filhos abandonados de Deus e da Sociedade», referem na comunicação à imprensa.

Ainda antes do fim do ano, a banda toca ao vivo na Super Bock Arena, Porto, no dia 17 de dezembro, num espetáculo inserido na programação Santa Casa Portugal ao Vivo.
“Hermitage” dos Moonspell
“Hermitage”, o 13º disco de originais dos Moonspell, foi gravado e misturado por Jaime Gomez Arellano (Paradise Lost, Ghost) nos estúdios Orgone em Inglaterra. Tem edição marcada para 26 de fevereiro do próximo ano com o selo Alma Mater Records, numa parceria internacional com a Napalm Records.
Em Portugal este disco já se encontra em pré-venda na FNAC, com edições especiais, autografadas pela banda e com oferta de um Tote Bag Moonspell exclusivo.
Revelando desde o primeiro tema uma faceta mais progressiva e melodiosa, “Hermitage” remete para uma viagem através dos dias mais negros da Historia da Humanidade e que são, naturalmente, incontornáveis para a banda.
Essa associação é feita, desde logo, no primeiro tema do novo disco a ser revelado.
“The Greater Good“, o primeiro tema a ser desvendado, pauta-se por uma crítica e sátira ferozes à sociedade que se encontra subjacente na letra da canção.
Este primeiro single lançado a 19 de novembro conta já com mais de 100.000 streams no Spotify e o lyric video já tem mais de 50.000 visualizações no Youtube, apesar da censura desta plataforma à versão original do vídeo.
O álbum “Hermitage” é escuro, revolucionário, intuitivo e certeiro. Uma caminhada pelo fim dos tempos, um testemunho sentido de uma época triste, confusa e doentia, dado pelo Heavy Metal, pela musicalidade da banda portuguesa que com este trabalho procuram promover a união nestes tempos de dor e de sombras.
Alinhamento – “Hermitage”
- The Greater Good
- Common Prayers
- All or Nothing
- Hermitage
- Entitlement
- Solitarian
- The Hermit Saints
- Apophthegmata
- Without Rule
- City Quitter (Outro)
Bonus Tracks [disponíveis em edições especiais]:
- Darkness in Paradise (Candlemass Cover – LP, Box, MC + Mediabook)
- The Great Leap Forward (7″ Vinyl – Deluxe Box)