Home   /   Destaque  /   Morreu Sara Tavares [BIOGRAFIA]
Morreu Sara Tavares [BIOGRAFIA]

Faleceu hoje, 19 de Novembro, a cantora Sara Tavares no hospital da Luz, em Lisboa. Tinha 45 anos. A cantora e compositora lutava, há mais de uma década, contra um tumor no cérebro.

Sara Tavares ficou conhecida pela vitória na primeira edição do programa da SIC Chuva de Estrelas, em 1994. Nesse mesmo ano ganhou o Festival da Canção com o tema “Chamar a Música”. Representou Portugal na Eurovisão, tendo conquistado o oitavo lugar.

Em 1996 lançou o primeiro álbum “Sara Tavares & Shout!”, seguindo-se outros tantos álbuns, nomeadamente com influência das raízes cabo-verdianas, com destaque para “Balancê” (2005), que lhe valeu um disco de platina e uma nomeação como Artista Revelação as prémios BBC Radio 3 World Music.

Em 2009, Sara Tavares suspendeu a carreira devido ao diagnóstico de um tumor no cérebro. A luta prolongou-se e cantora acabou por voltar à musica.

Em 2011, recebeu Prémio de Melhor Voz Feminina nos Cabo Verde Music Awards. Venceu também o Prémio Carreira do África Festival na Alemanha.

Em 2018 esteve nomeada para os Grammy Latino com o álbum, “Fitxadu” (2017), no qual aprofundou a relação com a música cabo-verdiana, contando com Manecas Costa, Nancy Vieira, Toty Sa’Med e Kalaf Epalanga entre os convidados.

No final do ano de 2022, após longa ausência dos palcos, e quando já lutava há vários anos com um tumor no cérebro, regressou com a canção “Grog d’Pilha”. E nos últimos meses lançou ainda três novas canções, “Presensa”, “Mumentu” e “Kurtidu”, esta última lançada em setembro.

Muitos foram os sucessos de Sara Tavares, mas certamente eternizadas ficarão as canções: “Chamar a Música”, “Eu Sei…”, “Ponto de Luz” e “Balancê”.

Ao longo da sua carreira, Sara Tavares colaborou com vários artistas;

Deu voz ao sucesso “Solta-se o Beijo”, com Ala dos Namorados. Gravou “The Most Beautiful Thing” com Nelly Furtado. Mais recentemente, “Também Sonhar” com Slow J e “Minina di Céu” com Moullinex.

Colaborou ainda com Júlio Pereira, Filarmónica Gil, Shout, Buraka Som Sistema, Carlão, António Chainho. Mafalda Veiga, Luiz Caracol, Branko, entre tantos outros artistas que tanto a admiravam.

Leia aqui as reações ao falecimento de Sara Tavares.

Related Article