São poucas as pessoas que nunca ouviram falar de karaoke mas poucos sabem que este passatempo é de origem japonesa.
Inventado pela primeira vez no ano de 1940 em Osaka, o karaoke rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo e Portugal não é exceção.
Simples passatempo ou verdadeiros concursos, existem músicas portuguesas que são presença obrigatória nos karaokes. Saiba quais:
Homem do Leme de Xutos e Pontapés
Lançada em 1985, o “Homem do Leme” é uma das músicas mais populares de Xutos e Pontapés e uma das que marca presença nas festas de karaoke.
Na verdade, são várias as músicas de Xutos e Pontapés que fazem parte do reportório da maioria dos karaokes como “Contentores” ou a “Minha Casinha”.
Dunas dos GNR
Quem não conhece a música “Dunas” dos GNR? A primeira música que se aprende a tocar na viola e que faz parte das memórias de infância dos portugueses nascidos na década de 80, é uma das obrigatórias nos karaokes nacionais.
Lançada em 1985, “Dunas” dos GNR dispensa apresentações e, na maioria das vezes, dispensa também a letra a passar nos monitores já que a maioria sabe a letra de cor.
Taras e Manias de Marco Paulo
Marco Paulo é um dos nomes incontornáveis da música portuguesa e são vários os títulos conhecidos pelos portugueses. No entanto, a música “Taras e Manias” lançada em 1991, vencedora de cinco discos de platina é a escolha ideal para românticos de karaoke que desejam uma música que a plateia consiga acompanhar.
Jardins Proibidos de Paulo Gonzo
Sempre que falamos de Paulo Gonzo a música que nos vem à cabeça é “Jardins Proibidos”.
Em 1997 a música teve uma versão em dueto com, o também conhecido músico português, Olavo Bilac, o que a torna numa escolha popular para quem deseja brilhar em dueto.
Baile de Verão de José Malhoa
Lançada em 2004, a música “Baile de Verão” de José Malhoa é presença obrigatória em qualquer concurso ou festa de karaoke. Na verdade, mesmo sem a letra a passar nos ecrãs, a maioria das pessoas conhece pelo menos o refrão desta música que faz parte de todas as festas de Verão, como os famosos santos populares.
Amar Pelos Dois de Salvador Sobral
A música que levou à primeira vitória de Portugal no festival da Eurovisão, “Amar Pelos Dois” de Salvador Sobral, passou a ser cantada por praticamente todos os portugueses e é uma das aquisições mais recentes dos karaokes portugueses.
Ainda que Salvador Sobral, entretanto já tenha lançado três álbuns, esta será sempre a música pela qual ficará conhecido no coração dos portugueses.
Porque os Karaokes são tão populares?
No geral, são poucas as pessoas que não gostam de cantar e não se divertem a fazê-lo, o karaoke dá a oportunidade aos cantores amadores de se sentirem uma estrela no palco, sem grande pressão, já que o principal objetivo é a diversão.
Dá oportunidade àqueles que adoram cantar, mas que não acertam uma nota, pois num karaoke ninguém leva a mal alguma desafinação e ainda diverte quem não quer subir a palco, mas adora estar na plateia a cantar as suas músicas preferidas.
Na verdade, nem toda a gente gosta de sair para ir a uma festa de karaoke, que são por norma festas divertidas, mas barulhentas, o que não agrada a quem deseja apenas relaxar um pouco. A boa notícia é que a evolução da tecnologia permitiu ter acesso a concursos de karaoke sem sair de casa.
Pode divertir-se a cantar as suas músicas preferidas apenas com amigos
Para quem adora uma boa festa de karaoke, mas tem vergonha de cantar em público já existem várias opções no mercado para conseguir instalar um verdadeiro karaoke na sua casa.
Se for algo que use com regularidade pode optar por equipamento específico com acesso às músicas e microfones, mas existem também jogos disponíveis para consolas como a Nintendo ou a Playstation.
Para quem gosta do conceito, mas não procura propriamente opções para cantar, existem jogos igualmente interessantes e relacionados com o tema como o popular Sing star que incluiu nos seus jogos a opção de guitarra e coreografia. Também o popular jogo Just Dance disponível para a Nintendo que avalia o seu desempenho nas coreografias de dança conta também com algumas músicas portuguesas como o “Dialeto” de Diogo Piçarra (que não impede que cante a letra enquanto imita a coreografia).
Outros setores de entretenimento não tão óbvios, como os jogos de casino, também se inspiram no tema karaoke para lançar jogos de grande sucesso como a máquina de slot Karaoke Party disponível online em diversas plataformas e que divertem com o tema mesmo para quem é uma verdadeira cana rachada.
Se é fã de um bom karaoke tem mesmo de cantar estas músicas ou divertir-se com estes jogos.