Home   /   Sem categoria  /   Músicos portugueses selecionados pela ECHO – European Concert Hall Organisation para integrar os Rising Stars 2014/2015
Músicos portugueses selecionados pela ECHO – European Concert Hall Organisation para integrar os Rising Stars 2014/2015

O Quarteto de Cordas de Matosinhos foi selecionado pela ECHO – European Concert Hall Organisation para integrar os Rising Stars 2014/2015, proporcionando aos seus quatro jovens instrumentistas a oportunidade de atuarem em diversas salas de concerto da Europa.

Igualmente selecionado para a mesma temporada dos Rising Stars foi Daniel Moreira, Jovem Compositor Residente da Casa da Música em 2009. Daniel Moreira vai compor uma obra para grupo coral que será interpretada nas 20 salas de concerto que integram a ECHO.

Anualmente, a ECHO escolhe seis jovens artistas ou agrupamentos para realizarem uma ronda de concertos em todas as salas da ECHO. O critério de seleção, da responsabilidade dos diretores artísticos das salas membros, é a excelência musical, e os artistas apresentados nos Rising Stars são considerados os melhores na sua área.

Os Rising Stars foram criados em 1995 e já permitiram o lançamento da carreira musical de vários artistas.

O Quarteto de Cordas de Matosinhos e Daniel Moreira foram selecionados pelos diretores artísticos da Fundação Casa da Música e da Fundação Calouste Gulbenkian, as duas salas portuguesas que integram a ECHO.

Fundado em 2007, através de um concurso público promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, o Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) é constituído por Vítor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo). Licenciaram-se na Academia Nacional Superior de Orquestra e fizeram estudos de aperfeiçoamento em diversas escolas de prestígio.

Natural do Porto, Daniel Moreira ingressou no Conservatório de Música do Porto em 1994, onde concluiu os cursos complementares de Guitarra e de Análise e Técnicas de Composição. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2001-2006).

A próxima temporada dos Rising Stars é apresentada pela primeira vez em Portugal, de 9 a 11 maio de 2014, no Porto e em Lisboa.

Fundada há 25 anos, a ECHO promove a reflexão em torno das oportunidades e dos desafios que se colocam hoje às salas de concertos, trocando ideias e experiências com vista à partilha de iniciativas internacionais conjuntas.

A ECHO é constituída pelas seguintes salas de concertos: Barbican Centre London, BOZAR Brussels, Fundação Calouste Gulbenkian Lisbon, Casa da Música Porto, Cité de la musique Paris, Festspielhaus Baden-Baden, Het Concertgebouw Amsterdam, Kölner Philharmonie, Konzerthaus Dortmund, Laeiszhalle Elbphilharmonie Hamburg, L’Auditori Barcelona, Megaron – The Athens Concert Hall, Musikverein Wien, Palace of Arts – Budapest, Palau de la Música Catalana, Philharmonie Luxembourg, Stockholms Konserthus, Théâtre des Champs-Elysées Paris, The Sage Gateshead, Town Hall & Symphony Hall Birmingham e Wiener Konzerthaus.

Fonte: Lusa
Related Article