Home   /   Sem categoria  /   Norberto Lobo, Rita Braga, Rodrigo Leão e Capitão Fausto actuam em Janeiro no CCVF
Norberto Lobo, Rita Braga, Rodrigo Leão e Capitão Fausto actuam em Janeiro no CCVF

Depois de um ano vivido intensamente onde o CCVF (Centro Cultural Vila Flor) foi palco para inúmeras apresentações no âmbito da Capital Europeia da Cultura, o Centro Cultural Vila Flor entra em 2013 com uma programação própria, fiel aos princípios que a orientaram nos últimos 7 anos e que permitiram alcançar a notoriedade que hoje granjeia.

A noite inaugural da programação de 2013 acontece já este sábado, dia 12, com a atuação de Norberto Lobo, nome incontornável da música sem fronteiras feita em Portugal, que traz na bagagem o seu novo álbum, “Mel Azul”. Norberto Lobo é um autodidata, caraterística que é passível de causar surpresa tendo em conta a técnica virtuosa que demonstra. É versado em várias guitarras, com particular dedicação nos últimos anos à acústica, à elétrica, e, mais recentemente, à tambura, tendo já partilhado palcos ou digressões com variadíssimos músicos internacionais. A discografia daquele que é já uma das figuras principais da música portuguesa deste arranque de século é feita de discos aclamados de forma praticamente unânime pelo jornalismo nacional da área da música. Após “Fala Mansa” (2011), disco que rapidamente se tornou o pináculo de entusiasmo por parte da crítica especializada, Norberto Lobo apresenta “Mel Azul”, às 24h00, no Café Concerto do CCVF.

A programação do espaço cultural vimaranense prossegue com outra artista que merece cada vez mais atenção, Rita Braga, muitas vezes comparada a uma Julie Cruise com influências balcânicas. Apelidada de “rainha do ukulele”, Rita Braga traz a sua sonoridade suave e feminina, com toques de folk até ao palco do Café Concerto a 19 de janeiro. Com um repertório eclético de canções que vai desde Mozart no ukulele a folk sérvio, polaco e russo, canções de cowboys, jazz e “novelty songs” dos anos 20, ou Bollywood, Rita Braga atua frequentemente a solo na voz, ukulele e bases pré-gravadas, usando por vezes guitarra ou teclados. Desde 2004, já realizou numerosos concertos por toda a Europa, e ainda no Líbano, Brasil e EUA, onde, em 2011, realizou uma extensa tournée com cerca de 30 atuações ao vivo. O álbum de estreia, “Cherries That Went To The Police”, produzido por Bernardo Devlin e lançado em setembro de 2011, recebeu a atenção da crítica nacional e internacional, contando com a colaboração de vários nomes nacionais e internacionais e tendo sido gravado à distância entre Lisboa, Gent, Filadélfia, Los Angeles e Buenos Aires. O seu novo álbum, a gravar algures este ano, será fortemente impregnado pela experiência da sua tournée pelo Brasil.

A chegada de um novo ano é celebrada também no Grande Auditório do CCVF com um concerto de Rodrigo Leão que regressa a Guimarães, no dia 26 de janeiro (22h00), para apresentar o novíssimo álbum, “Songs (2004-2012)”. Editado no passado mês de dezembro, “Songs (2004-2012)” promete ser mais um sucesso na carreira do compositor. Este novo trabalho reúne canções cantadas em inglês que desde “Cinema” têm pontuado a discografia de Rodrigo Leão conferindo-lhe uma vocação universalista. Conta com três temas inéditos e convidados especiais como Beth Gibbons, Joan As Police Woman, Neil Hannon e Scott Matthew, entre muitos outros. O palco é, para o compositor, um pretexto para experimentar novas ideias e para revisitar momentos marcantes da sua carreira. Rodrigo Leão promete, uma vez mais, surpreender naquele que será, sem dúvida, um concerto imperdível para aqueles que têm seguido de perto a carreira de Rodrigo Leão ou para aqueles que queiram agora embarcar numa entusiasmante aventura.

No final do concerto do Rodrigo Leão, há ainda tempo para assistir a atuação dos Capitão Fausto, às 24h00, no Café Concerto do CCVF. Os Capitão Fausto são cinco rapazes lisboetas que criam música pujante, distinta e contagiosa. Após a estreia com um EP homónimo que os lançou a um reconhecimento generalizado, a banda editou em 2011 o seu primeiro álbum, “Gazela”, no qual apresentam uma explosão de cor num disco que se divide em dois mundos muito particulares com um toque de classe e subtileza. O single de abertura, “Teresa”, passou a ser um dos hinos desta nova geração e os Capitão Fausto um dos produtos nacionais mais interessantes da atualidade.

Na programação desenhada pelo Serviço Educativo, o Centro Cultural Vila Flor propõe o cruzamento entre o mundo das artes e o mundo da educação, através de uma oficina dirigida a educadores de infância (“Outros Ninhos, Outros Voos”, dia 16), e um espetáculo para crianças e adultos (“Tropeçar”, dias 18 e 19) que serve ainda de mote para um workshop destinado aos pais (“Paredes de Vidro em Reconstrução ou Zona dos Pais”, de 21 a 26).

Os bilhetes para todos os espetáculos já se encontram disponíveis na bilheteira do Centro Cultural Vila Flor e da Plataforma das Artes e da Criatividade, em todas as lojas Fnac, no El Corte Inglés, na página facebook do CCVF através da aplicação “Bilheteira CCVF”, nas entidades aderentes da Bilheteira Online, bem como no sítio www.ccvf.pt, onde é possível consultar toda a programação.

Related Article