Home   /   Notícias  /   Nuno Costa “Detox” em concerto na Culturgest
Nuno Costa “Detox” em concerto na Culturgest

Nuno Costa Detox atua esta sexta-feira, dia 9 de outubro pelas 21h30 na Culturgest.

Guitarra: Nuno Costa – Voz: Rita Maria – Piano: Óscar Graça – Contrabaixo: Bernardo Moreira – Bateria: Bruno Pedroso

Dá prazer ouvir e nunca é previsível. Não sinto que seja preciso pedir mais de um disco.- Mário Laginha sobre ‘Detox

Se se tratasse de uma banda de rock, o mais natural seria que se chamasse Toxic. Mas não, o jazz é a linguagem escolhida e o propósito deste grupo formado pelo guitarrista Nuno Costa com alguns dos mais ilustres músicos em atividade na área, designadamente João Moreira (ou Rita Maria, quando o trompete dá lugar a uma voz feminina, como é o caso deste concerto), Óscar Marcelino da Graça, Bernardo Moreira e André Sousa Machado (neste concerto substituído por Bruno Pedroso), é limpar as muitas gorduras que se lhe agarraram para ver o que está por baixo. Detox é, de facto, o termo mais correto para indicar esta música que só tem a massa corporal necessária para a distinguir dos muitos produtos de laboratório que há por aí.

Antes de tudo o mais, os Detox libertaram-se dos estereótipos do jazz. Se alguns subsistirem é para que possam “brincar” com eles. O resto veio com muito trabalho de pedra: seis anos, seis para garantir o nível de maturidade e solidez pretendido. Depois dos álbuns Reticências Entre Parêntesis (2009) e All Must Go (2012), o novo CD homónimo do quinteto, Detox, é indubitavelmente um longo passo em frente. O comentário de Mário Laginha é esclarecedor.

Com formação feita na Academia de Amadores de Música, na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e no Berklee College of Music, em Boston, EUA, Nuno Costa tem a sua atenção dividida entre a guitarra e a composição. Nesta, a sua especial dedicação ao “film scoring” foi determinante para a caracterização de um estilo próprio. O que acabou também por se reflectir na forma como utiliza as seis cordas. A haver um jazz cinematográfico em Portugal, passa por ele, como se verifica, aliás, com os seus “filmes/concertos”.

Acompanhe Nuno Costa em: www.nunocostamusic.com

Related Article