Home   /   Sem categoria  /   Oquestrada recebem Prémio José Afonso 2015
Oquestrada recebem Prémio José Afonso 2015

Os Oquestrada continuam em digressão com “AtlanticBeat Mad’in’Portugal”.
Após uma nova e bem sucedida digressão pela Alemanha e Áustria o projeto regressou a Portugal onde atuaram no dia 21 de abril nos Recreios da Amadora. Neste concerto a banda recebeu o Prémio José Afonso 2015, por parte da Câmara Municipal de Amadora.

O comunicado da Câmara destaca “a originalidade da banda e o olhar contemporâneo que lança sobre a música popular portuguesa”.

Segundo a mesma fonte, o álbum “Tasca Beat: o sonho português”, editado em abril de 2009, confirmou, “em estúdio, a reputação que [os OqueStrada] já tinham conquistado na estrada”.

Entre outros prémios e críticas elogiosas, o jornal francês Le Monde apontou este disco como um dos melhores trabalhos na área de “World Pop”, tendo a banda portuguesa sido uma das escolhidas para atuar na cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz, em Oslo, em 2012.

Fausto, com o álbum “Para Além das Cordilheiras”, foi o primeiro vencedor do Prémio José Afonso que, segundo a autarquia, tem por objetivo “homenagear um dos mais importantes cantores portugueses do século XX, conhecido pela luta contra a ditadura e pelo célebre tema ‘Grândola Vila Morena’, ícone da Revolução dos Cravos e da Liberdade [25 de Abril de 1974]”.

Vitorino, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Deolinda e António Pinho Vargas estão entre outros vencedores do Prémio José Afonso.

Related Article
Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner