Home   /   Sem categoria  /   Oquestrada vencem prémio José Afonso 2015
Oquestrada vencem prémio José Afonso 2015

O júri, constituído pelo vereador da cultura da Câmara da Amadora, António Moreira, pela pianista Olga Prats, pelo compositor Sérgio Azevedo e pela chefe da divisão de Intervenção Cultural da Câmara, Vanda Santos, decidiu, por unanimidade, conceder o Prémio José Afonso 2015 ao álbum “Atlantic Beat / Mad’in Portugal”, dos Oquestrada.

 O álbum editado em 2014, “que veio consolidar um percurso que já justifica plenamente, na opinião do júri, um prémio desta natureza e importância, apura a sua batida de filigrana, com uma sonoridade centrada na linha melódica da voz, nas harmonias e ritmos da guitarra portuguesa e na batida de alcance baixo bombo da contrabacia. Esta batida atlântica é arquitectada com instrumentos de fado manobrados por quem não vem do fado mas de uma vadiagem orquestrada durante 12 anos, calibrada nos melhores palcos do mundo.

 Refira-se que o trio: Marta Miranda, Pablo e João Lima – autores, intérpretes e compositores das suas canções – iniciou em 2001 um poderoso movimento acústico que daria cartas para criar um novo paradigma na estética musical portuguesa. Canções como “Oxalá Te Veja”, “Creo carino” e “Se’sta Rua fosse minha” (o seu frankestein popular) giram desde essa época em gravações de culto p’lo país. Conquistaram a Grande Lisboa com as suas inesquecíveis actuações tanto na rua Garret como na longa temporada que fizeram em 2006 no Teatro Nacional em pleno Rossio com lotações permanentemente esgotadas. Discreto na imprensa nacional OqueStrada trilhou independente o seu caminho de norte a sul abrindo portas a uma outra forma de estar na música e emprestar uma nova voz a um Portugal contemporâneo. Somente em 2009 o projecto lançou no mercado discográfico o seu 1ºregisto de originais com selo Sony Music, o álbum de nome “TascaBeat o sonho português” que alcançou marca de platina e foi considerado p’lo jornal Le Monde como um dos melhores na área de World Pop.

         

Related Article