Home   /   Sem categoria  /   Orquestra Académica Metropolitana e Coro da Universidade Nova de Lisboa em concerto a 27, 28 e 29 de março
Orquestra Académica Metropolitana e Coro da Universidade Nova de Lisboa em concerto a 27, 28 e 29 de março

Esquecemo-nos, por vezes, que também as grandes figuras da História da Música foram jovens. Pois, neste concerto, os jovens músicos da Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana interpretam duas obras escritas no início das carreiras de Franz Schubert e Richard Strauss. A vivacidade própria daquela fase da vida, o entusiasmo pelo domínio de uma arte tão exigente, irradiam na leitura de cada um dos compassos destas partituras. Para o fazer, a orquestra divide-se em duas metades. Primeiro, os sopros interpretam uma suíte composta por quatro peças que Richard Strauss completou aos vinte anos de idade. Já antes havia escrito uma obra semelhante, também para treze instrumentos de sopro, porventura uma alusão à célebre Serenata n.º 10 de Mozart, ainda que não respeitando rigorosamente a mesma combinação de instrumentos. A desenvoltura melódica e a sagacidade da orquestração despertaram a atenção de várias personalidades. Surgiu então o desafio para compor um trabalho mais ambicioso, num modelo semelhante. Curiosamente, a estreia desta nova suíte, em 1884, proporcionou que R. Strauss dirigisse pela primeira vez uma orquestra em público. Ele viria a ser também um extraordinário maestro.

Já às cordas da orquestra, é confiada a revelação da faceta religiosa de Schubert, de quem conhecemos, sobretudo, as canções, música de câmara e sinfonias. Apesar de não ter sido um católico muito devoto, o compositor austríaco escreveu seis missas completas, esta segunda quando ainda contava dezoito anos. Juntam-se aqui três cantores solistas e um coro, o Coro da Universidade Nova de Lisboa. É uma missa que transborda energia e simplicidade, mantendo uma pulsação cadenciada que favorece a contemplação espiritual. Pelo seu encanto, a secção do Credo é frequentemente interpretada separadamente.

Related Article