Home   /   Notícias  /   Por Aleppo — concerto solidário com Ana Moura, Miguel Araújo, Samuel Úria, entre outros
Por Aleppo — concerto solidário com Ana Moura, Miguel Araújo, Samuel Úria, entre outros

Esta quarta-feira, 21 de dezembro, vários músicos portugueses irão pisar o palco do Teatro Capitólio, em Lisboa, num concerto solidário a favor dos Médicos Sem Fronteiras na Síria.

por Aleppo - concerto solidário

por Aleppo

Marcado para as 21h30 e com bilhetes a 10 euros, o concerto ‘Por Aleppo‘ contará com as atuações de: Ana Moura, Benjamim, Best Youth, D’Alva, Gospel Collective, Joana Alegre, Joana Barra Vaz, Luísa Sobral, Miguel Araújo, Mikkel Solnado, Márcia, Noiserv, Rita Redshoes, Samuel Úria, Selma Uamusse, Tatanka, Tiago Bettencourt, Tó Trips e We Trust.

“A ideia surgiu de uma maneira muito informal, queríamos sensibilizar as pessoas para o que se passa em Alepo [cidade síria]. Formou-se aqui um movimento cívico muito rápido e com vontade fazer as coisas, para que não fiquemos indiferentes. Há seres humanos a sofrer”, disse à agência Lusa a cantora Selma Uamusse, uma das impulsionadoras do concerto.

Samuel Úria, um dos participantes no concerto solidário, escreveu as seguintes palavras sobre este propósito:

“Quase que confundimos Aleppo com um campo de batalha, uma cidade tomada, um sítio de facções. Quase só vimos ruínas, fumo a subir e poeira a assentar. Quase. Mas não: vimos pessoas e ouvimo-las. Aprendemos mais um idioma de dor e desespero, tão fácil de perceber e tão aberrante de entender. Fomos tocados pelo impensável: a consternação dos que estão preparados para morrer em guerra, já que viver em paz deixou de ser opção.
Então, como conviver com o nó na garganta? Deixamos que o aperto nos cale ou, como numa mangueira, pressionamos para que as palavras saiam mais rápidas, mais fortes, mais longe?
Um grupo de músicos portugueses decidiu emprestar vozes para que mais vozes se juntem, mais rápidas, mais fortes, mais longe. Apresentam um espetáculo onde os nós não se desatam – antes se entrelaçam para formar a corda de solidariedade. Nós para eles”.

Já Ana Moura partilhou no seu facebook um video onde interpreta “Creio”, uma oração escrita por Natália Correia. “Hoje, ao cantar este tema, senti alguma luz sobre a escuridão que a longa noite de Aleppo tem trazido ao Mundo. Este é o meu humilde apelo sobre Aleppo para que as diferenças se façam menores e o Mundo seja novamente um sítio mais decente”, referiu na publicação.

Já Rita Redshoes referiu na rede social facebook que “independentemente da falta de informação verdadeira, real e fiel sobre as perspectivas políticas, há milhares de civis e crianças em sofrimento profundo na cidade de Aleppo. Não podemos resolver o problema mas podemos ajudar quem está no terreno a trabalhar em prol da dignidade humana. Na próxima 4ªF faremos um concerto onde o valor dos bilhetes reverte a favor dos Médicos sem Fronteiras. Façam a vossa parte e venham!”.

Adquira os bilhetes aqui.

Por Aleppo

Related Article