Home   /   Destaque  /   Prémios PLAY | Dino D’Santiago levou três prémios; Conan Osiris foi revelação e Carlos do Carmo homenageado
Prémios PLAY | Dino D’Santiago levou três prémios; Conan Osiris foi revelação e Carlos do Carmo homenageado
Realizou-se ontem à noite, 10 de abril, no Coliseu dos Recreios, a primeira edição dos Prémios Play – Prémios da Música Portuguesa, apresentada por Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves, e transmitida em direto na RTP 1.
Vencedores - PLAY - Prémios da Música Portuguesa
Dino D’Santiago

Dino D’Santiago foi o artista mais premiado da noite, ao vencer três das doze categorias; a de Melhor Artista Solo, Melhor Álbum (“Mundo Nôbu”) e Prémio da Crítica, este último atribuído por um painel de cerca de uma dezena de críticos de música portugueses.

Carlos do Carmo recebeu o prémio Carreira, pelas mãos da ministra da Cultura portuguesa, Graça Fonseca. Este prémio reconhece “a carreira e nome cuja história é a história da música portuguesa dos últimos 50 anos”, afirmou a ministra.

No ano em que se despede dos palcos e comemora 80 anos de vida, Carlos do Carmo não pôde estar presente no palco do Coliseu porque, de acordo com um dos filhos do fadista, “levou à letra a expressão ‘break a leg’ [parte uma perna, em português, usada para desejar boa sorte a alguém]”.

Além do prémio, Carlos do Carmo foi homenageado no palco do Coliseu de Lisboa com a interpretação do tema “No Teu Poema”, de José Luís Tinoco e por si celebrizado, na voz do fadista Ricardo Ribeiro.

Vencedores - PLAY - Prémios da Música Portuguesa
Conan Osiris recebeu Prémio Revelação

O prémio revelação foi atribuído a Conan Osiris, tendo no discurso feito um apelo: “Aceitem-se todos como me aceitaram a mim”.

O cantor angolano Matias Damásio, venceu o Prémio Lusofonia, tendo dedicado o mesmo “a todos os amigos da Lusofonia de Moçambique, que estão a passar uma situação muito delicada”.

Os Play são uma iniciativa da associação PassMúsica, que representa artistas, bandas e editoras discográficas, em parceria com a RTP e a Vodafone, e pretende premiar “a melhor música consumida em Portugal”, como afirmou Paulo Carvalho, um dos responsáveis dos prémios, numa apresentação aos jornalistas no início de março.

Lista completa dos vencedores PLAY:

Melhor Grupo
Dead Combo

Melhor Artista Solo
Dino D’Santiago

Melhor Álbum
“Mundo Nôbu”, Dino D’Santiago

Melhor Vídeo
“Amor em Tempo de Muros” com Lila Downs, Pedro Abrunhosa

Prémio Lusofonia
“Nada Mudou”, Matias Damásio

Prémio da Crítica
“Mundo Nôbu”, Dino D’Santiago

Prémio Revelação
Conan Osiris

Melhor Álbum Fado
“Maria”, Carminho

Melhor Artista Internacional
Kendrick Lamar

Melhor Canção Internacional
“All the stars” (with SZA), Kendrick Lamar

Vodafone Melhor Canção
“Estradas no Céu”, de Valas com Raquel Tavares

Os prémios Play são uma iniciativa da associação PassMúsica, que representa artistas, bandas e editoras discográficas, em parceria com a RTP e a Vodafone, e pretende premiar “a melhor música consumida em Portugal”, como afirmou Paulo Carvalho, um dos responsáveis dos prémios, numa apresentação aos jornalistas em março.

Related Article
Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner