Home   /   Sem categoria  /   Reportagem | Ala dos Namorados encerram digressão no CCB
Reportagem | Ala dos Namorados encerram digressão no CCB

A celebrar 20 anos de carreira, os Ala dos Namorados atuaram no Centro Cultural de Belém onde interpretaram alguns dos seus maiores sucessos. Tendo como ‘pano de fundo’ o último disco “Razão de Ser” o grupo juntou vários músicos, cantores e instrumentistas, dando assim uma nova roupagem a vários temas que marcaram o seu percurso no panorama musical português.

Com apenas um fio de luz, a incidir no essencial, a sala, praticamente cheia, mergulhou num silêncio contemplativo, rasgado apenas pelos aplausos do público que nem sempre esperou pelo fim das músicas. Do outro lado, Nuno Guerreiro e os músicos correspondiam com muita alma, talento e alegria a cada tema interpretado.

Foi “uma noite bonita  no CCB (…) estes rapazes merecem”, improvisou Carlos Nobre, enquanto interpretava com Nuno Guerreiro a música com o mesmo nome do álbum.

O espetáculo abrangeu quase todos os artistas que participaram em ‘Razão de Ser’: entre passagens mais animadas e enérgicas, como a “História do Zé Passarinho” com Raquel Tavares, e outras mais calmas e intimistas, como “Ao Sul” com Dany Silva e Rão Kyao, ao passar pelo “Samba do Crime” com António Zambujo, e ao emblemático tema “Caçador de Sóis” com os Shout, onde o público por vezes fazia de coro, mostrando que passem os anos que passarem, sabem as canções de cor.

“Solta-se o Beijo” – gritou alguém, quase perto do final do concerto. O espetáculo terminou com “Loucos de Lisboa”, a ser interpretado a viva voz pelo público e com todos os músicos convidados em palco – António Zambujo, Carlos do Carmo, Carlos Nobre, Rão Kyao, Dany Silva, Jorge Benvinda, Jorge Palma, Luanda Cozetti, Susana Félix, Raquel Tavares, Rui Pregal da Cunha e Shout.

Após algum tempo sem projetos, os Ala dos Namorados voltaram a apresentar-se nos palcos, dando o ano por encerrado com este concerto em Lisboa. No final, Nuno Guerreiro e Manuel Paulo, receberam uma ovação de pé, pela plateia que, de sorriso no rosto, mostrava que o frio fora abafado pelo talento da dupla e dos seus convidados.

Quando se pensa um exemplo de boa música em Portugal é natural os Ala dos Namorados virem-nos à memória: foram 5 anos afastados dos palcos, com um regresso em grande neste ano de 2013. Felizmente, parece que não vamos ter que esperar muito mais tempo para os ouvir de novo pois está a ser preparado um novo disco de originais para o próximo ano.

Resta a ansiedade por esse novo disco e a certeza de que será um sucesso, a juntar aos vários outros dos Ala dos Namorados.

Fotos: Mafalda Rebelo

Related Article