Home   /   Notícias  /   Reportagem | Cristina Nóbrega apresentou álbum ao vivo
Reportagem | Cristina Nóbrega apresentou álbum ao vivo

Cristina Nóbrega apresentou na passada quinta-feira o seu novo álbum intitulado “Cristina Nóbrega ao vivo no Chiado”, e que foi gravado no passado dia 29 de Agosto de 2014. Deste concerto ao qual dá o nome de “Sonho de uma noite de Verão” nasceu o quinto álbum da fadista.

A apresentação começou com a passagem em ecrã de um vídeo com o tema de introdução ao concerto e ao disco.
O jornalista e escritor Luís Osório foi convidado a prestar algumas palavras sobre Cristina e o seu trabalho no mundo do Fado. Referiu-se a Cristina como detentora de uma “voz excepcional”, como uma “grande fadista e grande cantora”, pois considera que a sua arte vai além do Fado, e descreveu-a como uma pessoa que vai à luta, e comparou-a com os alpinistas que trepam o grande Evereste. Com este disco e a apresentação do mesmo no Museu do Fado, Luís Osório considera que Cristina Nóbrega está então a “assumir-se como uma grande voz, que vale a pena”.

Cristina nobrega - fadista - novo cd - apresentação7

Cristina começa por agradecer a todos pela presença e passa a interpretar seis dos dezassete temas que compõem este quinto álbum da sua carreira.

Acompanhada por Luís Ribeiro na guitarra portuguesa, João Penedo no contrabaixo e João Bengala na viola de Fado, Cristina começa por interpretar “Fria Claridade” (Pedro Homem de Melo/José Marques do Amaral), seguindo-se “A saudade não existe” (Tiago Torres da Siva/Fado Amora), que apresentou como sendo um dos seus temas favoritos.

Seguiram-se “Disse-te Adeus E Morri” (Vasco de Lima Couto/José António Sabrosa) e “Volta e Meia” (Tiago Torres da Silva/Fado Dois Tons), mesmo antes da entrada do percussionista e jornalista Luís Pedro Ribeiro, que com o seu cajón deu um toque especial a “Barco Negro” (David Mourão Ferreira/Caco Velho / Piratini).

Finaliza-se a apresentação do novo disco com “Madrugada de Alfama” (David Mourão Ferreira/Alain Oulman), e com mais agradecimentos de Cristina a todos quantos a apoiaram neste seu entrar no mundo do Fado, que promete continuar a dar, e ainda mais, que falar!

Texto e fotos: Márcia Filipa Mooura

 

Related Article