Home   /   Sem categoria  /   Reportagem | Filipe Keil: depois de ter brilhado no Factor X apresenta temas originais
Reportagem | Filipe Keil: depois de ter brilhado no Factor X apresenta temas originais

Na noite chuvosa de 4 de Abril de 2014 Filipe Keil, acompanhado pelo artista auto intitulado Liberdade, estreou-se ao vivo em nome próprio no Cinema City em Alvalade, Lisboa. O espaço bem composto fazia adivinhar uma noite animada, mas que argumentos apresentaria Filipe após uma participação bem-sucedida no mediático programa televisivo “Factor X”? Depois de se expor ao grande público como um dos membros de um grupo com uma estética definida e entoando covers, esta era a oportunidade perfeita para conhecermos o universo de Filipe Keil, quer na sua veia de compositor, bem como toda a imagem com a qual verdadeiramente mais se identifica.

Quem viesse à procura de Pop fácil de assimilar e muitas coreografias, desde cedo percebeu que não estaria no local certo. Os ambientes misteriosos e sons alternativos criam todo um imaginário que Filipe Keil

personifica através de uma presença forte e cuidada. Os nervos da estreia foram desaparecendo e logo ao terceiro tema, o single de apresentação, “Kind of Funny” o público juntou a sua voz ao refrão orelhudo da
melodia. Entre sons orgânicos e harmonias bem conseguidas, os dois músicos em palco personificaram um projeto sólido e coerente, com conteúdo para se afirmar. Além dos vários temas originais apresentados, houve ainda tempo para uma emocional interpretação de “Medo” de Amália Rodrigues, assim como “Ouvi Dizer” numa versão mais intimista que o original dos Ornatos Violeta. O concerto de apresentação teve direito a prolongamento com o tema “Kind of Funny” a ser entoado novamente. O alinhamento teve mesmo de ser estendido em dois temas para além do previsto, literalmente “by popular demand”.

No fim, o ecoar de alguns refrões nas cabeças dos presentes era apenas a consequência natural de uma dinâmica de grupo bem conseguida entre os músicos, que souberam construir o universo imaginado pelo personagem que tem muito mais para dar que uma efémera passagem num programa de talentos. Filipe Keil não tem ainda um público ou reconhecimento generalizado, mas foi claro que enquanto artista já vive e sabe muito bem a sua identidade.

Texto: Pedro Pico
Fotos: Anabela Santos Pico




Related Article