Home   /   Notícias  /   Reportagem | O canto de Rita Guerra que nos encanta
Reportagem | O canto de Rita Guerra que nos encanta

Na véspera de São Martinho, Rita Guerra iniciou a tour ‘No Meu Canto’ na cidade de Pombal. Esta tour que irá passar por vários auditórios do país faz parte da celebração dos seus 30 anos de carreira, assinalados também com a edição de uma compilação que reúne alguns temas de maior sucesso da cantora. ‘No Meu Canto – O Melhor de Rita Guerra’ está à venda desde 16 de outubro.

Rita Guerra

Rita Guerra

 

O concerto no Teatro Cine em Pombal esgotou em menos de 24 horas, assim que os bilhetes foram disponibilizados. E foi perante um auditório lotado que Rita Guerra iniciou o concerto, ao piano, com o tema ‘A Transformação’. Seguiu-se ‘Secretamente’ e ‘Sentimento’ já com Pedro Pinto no contrabaixo e Gonçalo Santuns na percussão, músicos que a irão acompanhar em palco nesta tour. Ouviu-se ‘Nem Às Paredes Confesso’, tema imortalizado pela voz de Amália Rodrigues, “uma canção muito importante para mim e uma das favoritas do meu pai”, referiu Rita Guerra.

‘No Meu Canto’, canção que dá nome ao seu recente disco, ao livro autobiográfico que lançou este ano e dá ainda nome a esta tour, foi o primeiro tema escrito pela cantora. Antes de interpretá-lo disse ser um tema “muito bonito”, e apesar de ser uma das suas canções mais recentes é sem dúvida uma das melhores baladas de Rita Guerra.
Ouviu-se ‘Todo O Tempo do Mundo’, tema bem conhecido do Pai do Rock Português. Rita Guerra explicou que “decidimos tocar esta canção no concerto, como forma de homenagearmos alguém tão grande como o Rui Veloso”. Do alinhamento do concerto fez ainda parte um tema que gravou com Paulo de Carvalho e que foi genérico de uma novela, ‘Mundo Inteiro’. “Uma música que vamos tocar pela primeira vez e que foi escrita pelo Agir, que se transformou num grande compositor”, disse.
‘Make You Feel My Love’, tema de Michael Bolton, um dos cantores preferidos de Rita Guerra, com quem já com partilhou o palco, também se ouviu no Teatro Cine em Pombal, tal como os temas ‘Gostar de Ti’ e ‘Volta’.

Com o seu bom humor, Rita Guerra e os músicos animaram o público com o fado ‘Embuçado’. O público acompanhou com palmas e cantarolando “olha o pincel – tem tinta azul”.

Finalizou o concerto com um dos seus maiores sucessos ‘Chegar a Ti’. O público aplaudiu de pé, mas pedia mais. Rita Guerra regressou ao palco e no encore interpretou mais um tema de Amália Rodrigues, ‘Gaivota’. Terminou com o sucesso ‘Brincando Com o Fogo’ e foi com uma forte ovação, uma vez mais com o público de pé, que Rita Guerra terminou este primeiro concerto da tour.

No início do concerto Rita Guerra pediu desculpa por estar um pouco engripada. Se não o tivesse dito poucos iriam perceber, pois mesmo adoentada a sua voz é única e inconfundível. É por isso que é considerada uma das melhores cantoras nacionais e a si lhe pertencem alguns dos maiores sucessos da música Portuguesa.

Rita Guerra

Rita Guerra

Depois de ter esgotado o concerto em Pombal, a cantora atua hoje em Ílhavo, num espetáculo também já esgotado há vários dias. Nesta tour, segue depois viagem para Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, onde irá atuar no Coliseu Micaelense, no dia 21 de novembro.

Texto e fotos: Daniela Henriques

Related Article