Home   /   Sem categoria  /   Reportagem | O “Espelho” de Rogério Charraz iluminou o Olga Cadaval
Reportagem | O “Espelho” de Rogério Charraz iluminou o Olga Cadaval
No passado dia 25 de Outubro, Rogério Charraz apresentou, em conjunto com ‘Os Irrevogáveis’, o seu mais recente trabalho – Espelho – editado este ano.

Ao lado de Paulo Loureiro (piano, hammond e voz), Miguel Veras (guitarras), Jaume Pradas (bateria) e Luís Pinto (baixo e voz), Charraz iníciou o concerto com os dois primeiros temas do novo trabalho, “Se me perguntas a mim” e “Febre do passado”, antes de se dirigir directamente ao público com um “Que bom ver-vos…nesta noite de grande festa!“, passando logo a interpretar “Guarda o cheiro para mim”.

No alinhamento de Charraz e d’ Os Irrevogáveis constou ainda “Sempre que o amor nos acontece”, tema interpretado no disco ao lado da luso-brasileira Luanda Cozetti, com quem Charraz diz ter tido “um prazer enorme de gravado este tema“.
Prossegue a viagem com “Carta ao Prof. Júlio Machado Vaz”, uma canção de demonstração do “afecto e admiração” pública ao professor.

Sobre os convidados que integram o disco, Rogério Charraz refere que são como “pequenas medalhinhas” que vai podendo coleccionar “no meio das dificuldades em lançar discos” em Portugal, estando “muito orgulhoso e muito agradecido” aos artistas dos diversos duetos que integram “Espelho”.

Dany Silva foi então o primeiro convidado da noite, tendo agradecido o convite de Rogério Charraz, antes de interpretarem “Campo lavrado”. Aquando do dueto houve dois bailarinos em palco, que abrilhantaram ainda mais aquele momento.

Do primeiro disco de originais, faz parte o tema “Um pouco mais”, que conta com uma versão em dueto com Ricardo Carriço, que se encontrava na plateia e se aproximou do palco para cantar um pouco do tema.
Após a interpretação do tema Rogério Charraz desvendou que o disco de estreia de Ricardo Carriço irá sair em breve.

Seguiu-se “Porto de Abrigo”, tema inspirado na Taverna dos Trovadores, à qual se referiu como  a sua segunda casa.

Não vou dizer nada antes da próxima canção“, refere sorridente e em tom de brincadeira antes de interpretar “O Submarino Irrevogável”. E não é preciso dizer mesmo nada, o tema fala por si. É como que um grito de revolta à política do nosso País, com sarcasmo à mistura. E eis que surge em palco o segundo convidado, Sensi, rapper filho de Kalu dos Xutos e Pontapés, mas a quem Rogério prefere apresentar referindo ser “um talento enorme”.

Após Charraz fazer referência ao disco de Sensi “Pequenos Crimes Entre Amigos”, o jovem rapper interpreta “Não dá para fugir” do seu disco de estreia.

De volta aos temas de Rogério Charraz, o cantautor interpreta “Uma canção em forma de estátua”, tema dedicado a Armando Carvalhêda, da Antena 1, aproveitando para agradecer todo o apoio que tem tido por parte da rádio.

O artista revisitou ainda temas que pertencem ao seu disco de estreia – A Chave – como o emotivo “Grito Vagabundo” e mais tarde o tema homónimo do disco, já no encore, onde brinca dizendo que “os verdadeiros artistas esperam dez minutos antes de voltar ao palco“, gerando risos generalizados na plateia.

E porque o público pedia mais, Rogério Charraz & Os Irrevogáveis tocam ainda mais dois temas antes de terminar em animação com “Dança na praceta”, no qual o público se levantou, dançou e aplaudiu com efusividade.
Terminado o concerto, o cantor afirma que foi uma “noite mágica, que ficará gravada na memória e no coração” e culmina com um sentido “Obrigado“.

À saída, o público exprimia-se em relação ao concerto, onde opinião era unânime: o concerto foi irrevogavelmente bom, e reiterou uma vez mais a qualidade do cantautor. “Espelho” é a prova de que há boa música em Portugal e cantada em Português.

Texto e fotos: Márcia Filipa Moura

Rogério Charraz prossegue em estrada apresentado o seu mais recente trabalho conforme agenda abaixo.

# AGENDA:
Nov 01 Casino da Figueira, Figueira Da Foz
Nov 22 Conservatório de Música de Coimbra
Nov 27 Teatro Garcia de Resende, Évora

Related Article