Home   /   Sem categoria  /   Reportagem | Rita Guerra canta e encanta na Figueira da Foz
Reportagem | Rita Guerra canta e encanta na Figueira da Foz

A noite de 23 de Novembro previa ser uma noite bem fria, mas na cidade da Figueira da Foz não foi! A voz quente e melodiosa de Rita Guerra aqueceu o corpo e alma do público que encheu o auditório do CAE para ouvir uma das melhores cantoras da música nacional.

Com a sala esgotada, o público de várias gerações, assistiu a um espetáculo de elegância, boa disposição, romantismo e, claro, boa música.

Uma noite onde Rita Guerra se apresentou em palco em formato trio, sendo que para além da companhia do piano teve em palco Pedro Pinto no contrabaixo e Gonçalo Santuns na bateria e percussão.

“No Meu Canto”, primeiro tema escrito por Rita Guerra, foi a canção de abertura do concerto. Seguiu-se “Preciso de Ti” e, a surpreender no alinhamento do espetáculo, Rita Guerra cantou a belíssima canção “Acreditar”, tema que gravou com o falecido cantor Beto.

Depois de “Sentimentos”, “Your Song” de Elton John, a cantora com quase 30 anos de carreira recordou “Castelos no Ar”, um dos temas que fizera parte do disco “Sentimentos” editado em 2007, um dos seus melhores álbuns.

Seguiu-se uma versão fantástica do tema “Try” de Pink. O público estava rendido…não muito participativo, mas rendido, as palmas ao início e fim de cada tema falavam por si.

A cantora ‘viajou’ até 1990, aquando a edição do seu primeiro disco “Pormenores sem a mínima importância” e interpretou “Mesmo Assim”.

“Hurricane” tema que Rita Guerra dividiu com David Anthony, a convite do dj português Mastiksoul, levou a uns momentos de gargalhada entre o público. Após a interpretação do tema, Rita Guerra mostrou ao piano o ritmo original da canção, revelando que era apenas para descontrair porque ainda estava muito nervosa. A brincadeira passou ainda por alguns temas de Lara Fabian.

Antes de mais um cover, “É isso aí” – um original de Damien Rice aqui revestido pelos brasileiros Seu Jorge e Ana Carolina – Rita Guerra interpretou um dos seus grandes sucessos “Secretamente”.
«Cantas bem», grita uma criança no fim do tema (as crianças não mentem!).

Segundo Rita Guerra passou a interpretar nos seus espetáculos o tema “Angel” de Sarah McLachlan a pedido do seu clube de fãs. A canção foi dedicada a todos os seus fãs… Interpretação extraordinária, que levou algum do público presente às lágrimas.

“Brincando com o Fogo” foi cantado a viva voz por todo o auditório.
«Canta a do Festival» pediu uma senhora e Rita Guerra cantou “Deixa-me Sonhar”, mesmo sem fazer parte do alinhamento.

Seguiu-se “Gostar de ti”, mais um tema pedido para ser interpretado neste concerto, mas desta vez através da sua página oficial de facebook.

O concerto estava a chegar ao fim, mas houve tempo para mais um momento divertido entre Rita, os músicos que a acompanharam no palco e o público, no tema “Fado do Embuçado”. O concerto terminou com o sucesso “Chegar a Ti”.

O público pediu mais e Rita Guerra surge no topo do auditório com os seus músicos a cantar à capela “Barco Negro”. Percorreu o auditório e despediu-se em palco, dado por terminado um concerto extraordinário, que apesar de ter durado quase 2h soube a pouco…num bom sentido: ouvir ao vivo uma das melhores cantoras nacionais (e não só!) é sempre tão bom, que se quer sempre mais.

Fosse Portugal um país que valorizasse mais os seus artistas e os media dessem mais atenção à música nacional, hoje Rita Guerra seria um nome de topo internacional!

» Mais fotos do concerto: facebook.com/media/ritaguerra-figueiradafoz

Entrevista | Rita Guerra fala do futuro disco

Texto: Daniela Henriques
Fotos: Daniela Henriques e Gonçalo Bregieiro
Related Article