Login


Forgot password?
  • Início
  • Quem Somos
    • Queres Colaborar?
    • Publicidade
    • Parcerias
    • Política de privacidade
  • Contacto
  • Início
  • Quem Somos
    • Queres Colaborar?
    • Publicidade
    • Parcerias
    • Política de privacidade
  • Contacto
NOVOS TEMAS
  • Cara de Espelho - O Que Esta Gente Quer - letra - lyrics - cifra Cara de Espelho com novo single “O Que esta Gente Quer”
  • Afonso Rodrigues - Catarina Salinas - Um Amor Qualquer - letra - lyrics - cifra Afonso Rodrigues lança dueto com Catarina Salinas (Best Youth)
  • Elisa e Tiago Nogueira - Este Meu Jeito - LETRA - lyrics - cifra Elisa e Tiago Nogueira juntos em nova versão de “Este Meu Jeito”
  • Ricardo Ribeiro - Má Sorte - fadista - letra - lyrics - cifra Ricardo Ribeiro lança o tema “Má Sorte” [LETRA]
  • Carolina de Deus - Depois do Pecado - LETRA - lyrics - cifra Carolina de Deus lança single “Depois do Pecado”[LETRA]
  • NAPA com Van Zee - Infinito - LETRA - lyrics - cifra NAPA apresentam “Infinito” com Van Zee [LETRA]
  • Silly - Labirinto - LETRA - lyrics - cifra Silly lança o novo tema “Labirinto” [LETRA]
  • DAMA - Terra da Maria - canção de Roberto Leal - letra - homenagem D.A.M.A lançam nova versão de “Terra da Maria”, canção de Roberto Leal
  • CONAN OSIRIS - Inês Monstro - Antídoto Inês Monstro regressa com “Antídoto” [LETRA]
  • Cristóvam - Novo single - Simplify - concertos de apresentação do novo disco Cristóvam lança “Simplify” e revela concertos de apresentação do novo disco
Home   /   Sem categoria  /   Reportagem | Rui Veloso Trio – O lado íntimo e nú das canções (c/ fotogaleria)
Reportagem | Rui Veloso Trio – O lado íntimo e nú das canções (c/ fotogaleria)

MIP 2014-03-30 0 comments 3883 view

Depois do concerto no coliseu do Porto, foi a vez de Lisboa acolher mais uma vez Rui Veloso, acompanhado dos músicos Alexandre Manaia e Berg, na sala de culto Coliseu dos Recreios.

Em jeito intimista e de grande cumplicidade entre os músicos e o público, as canções são tocadas na sua forma mais primitiva e nua. Sentem-se em pleno os acordes de guitarra, e cada nota musical proferida é como um arrepio na pele, dada a sua sonoridade profundamente melódica.

A viagem começa na dita “sala” de Rui Veloso, cenicamente composta por sofás e candeeiros seus, e uma mesa “comprada no OLX”, revelação feita por Rui Veloso no decorrer do concerto. De facto, o concerto inicia-se com uma conversa de sofá, informal e espontânea, entre os três músicos, que se posicionam em frente ao palco para iniciar o concerto assim que as luzes nele incidem, rodeados de instrumentos musicais.
Os primeiros acordes de ‘A Gente Não Lê’ enchem a sala de musicalidade. Segue-se uma mole de sucessos do artista, como ‘Primeiro Beijo’, ‘O Prometido é Devido’, ‘Porto Côvo’, ‘Porto Sentido’, ‘Nunca me Esqueci’, que vão sendo intercalados por outros menos tocados nos concertos ao vivo de Rui Veloso como ‘Esta Mulher é a minha Ruína’, ‘A Origem do Mal’, ‘Beirã’, ‘Valsinha das Medalhas’.

A viagem decorre em harmonia com a audiência, que bebe intensamente cada palavra e cada som. Do seu vasto reportório ouvimos também ‘Um Trolha D’Areosa’,  ‘Benvinda Sejas Maria’ (com a referência em tom de homenagem a Bernando Sassetti), ‘Cavaleiro Andante’, ‘Fado do Ladrão Enamorado’, ‘Tasco da Mouraria’ (uma composição feita para Mariza), ‘Ai Quem Me Dera A Mim Rolar Contigo Num Palheiro’ (“Acho que deve ser a canção portuguesa com o título mais longo”, diz Rui em tom de brincadeira) e ‘Canção de Alterne’.

Com ‘Chico Fininho’ o trio despede-se, saindo do palco. Rapidamente o público inicia o tradicional bater de pés no chão a chamar os músicos (som característico antes dos encores), mas sempre com a certeza do seu regresso. O palco voltou a recebê-los e ouviram-se modas alentejanas protagonizadas pelos convidados Adiafa, num momento de arrepiar, especialmente com o lindíssimo ‘Feira de Castro’.
Mais uma saída de palco, ainda mais breve que a última, porque o público ansiava pelo momento alto da noite e pelos grandes temas ainda não tocados. Seguiram-se dois dos maiores hinos de Rui Veloso, ‘Jura’ e ‘Anel de Ruby’, este último cantado em uníssono pelo público, num ritmo emocionado característico da canção.

Uma nova despedida, esta sim a derradeira, que trouxe de volta ao palco todos os músicos, incluindo os convidados Adiafa. A grande noite fechava-se assim com o tema ‘Não há Estrelas no Céu’ e o repetido ‘Feira de Castro’, e os merecidos e honrosos aplausos de despedida da audiência fizeram-se ouvir.

Num Coliseu lotado, cheio de gente de várias idades, a envolvência do cenário, aliada ao clima pessoal e íntimo conferido pelos arranjos dos temas, uniram os músicos ao público, num forte elo de sintonia musical. O carinho do público para com o músico foi notório, transparecendo no acompanhamento das músicas, nos aplausos, e sempre que o artista o interpelava, entre canções.
Numa noite grandiosa, onde se reviveu a banda sonora de quem cresceu nos anos 80 e 90, Rui Veloso, com a sua longa carreira de cerca de 35 anos, mostrou mais uma vez que mantém vivo o amor pela profissão e a sua excelência musical. Que venham mais anos de boa música, e que se encham salas e salas para o escutar.

Texto: Catarina Albino
Fotos: Catarina Dias (catdias.com/blog)

Tags Berg reportagem Rui Veloso

Facebook Twitter Google+ Pinterest Linkedin

Artigo Anterior

Keep Razors Sharp na primeira parte dos britânicos TOY

Próximo Artigo

Pete Tha Zouk em Tour e com 4 novos temas
MIP
Related Article
Sem categoria
MIP
2015-05-04
Ana Bacalhau estreia-se no Brasil
Sem categoria
Made in Portugal
2015-04-29
Marta Hugon ao vivo no Fórum Cultural do Seixal
Sem categoria
MIP
2015-04-29
Agir apresenta “Leva-me a sério” na Praça Central do Colombo
  • Instagram
  • TikTok
Copyright © 2024 - Made In Portugal Musica
BESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswy
Go to top