“São Jorge”, o álbum de estreia do fadista lisboeta Jonas, já está disponível em CD e nas plataformas digitais.
Jonas, que conta com um percurso multidisciplinar como coreógrafo, bailarino, performer, cantautor e fadista, revela com “São Jorge” a sua genialidade enquanto letrista e compositor, não deixando ninguém indiferente à sua visão do mundo.
No álbum, que contou com a produção musical de Jorge Fernando, Jonas recorre a ferramentas de composição do fado antigo, sem pudor em empregar estrangeirismos ou palavrões para sublinhar a crueza, se o tema assim o exigir. Mas, acima de tudo, é evidenciada a função primária do Fado enquanto contador de histórias, proporcionando ao ouvinte um desfile de imagens com grande proximidade e vividez.

«“São Jorge” é ainda influenciado por diversos ícones religiosos que dominam a cultura de uma Lisboa, com um Cristo a pairar sobre a cidade. Por entre santos e reis magos, o santo padroeiro esquecido de Portugal vem dar nome ao álbum. Este ato simbólico por parte do autor é quase como que um convite à reconexão com as nossas ancestralidades enquanto portugueses, portugueses que substituíram no seu altar um santo guerreiro surrealista montado num cavalo a debater-se com um dragão, por um santo estático, pacífico e vertical com um menino ao colo. O que quer isto dizer sobre nós e a nossa história?» – refere o fadista Jonas.
“São Jorge” inclui os singles “Provérbio ao contrário” e “Jacarandá”, e será apresentado ao vivo a 8 de Julho, em concerto na Praça Central do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Alinhamento “São Jorge”
- Quântica
- Provérbio ao Contrário
- Ponto Final
- Lisboa Montra de Recuerdos
- Senhor Bonfim
- Jacarandá
- Insegurança Social
- Fui Comprar Tabaco
- Carros e Carrinhas e Carroças
- Caravana
- Big Brother
- RBNB