Home   /   Destaque  /   Sérgio Godinho recebeu Medalha de Mérito Cultural no 25 de Abril
Sérgio Godinho recebeu Medalha de Mérito Cultural no 25 de Abril

Sérgio Godinho, um dos cantautores que deu voz ao 25 de Abril, foi condecorado com a Medalha de Mérito Cultural, pelas mãos do Primeiro-Ministro António Costa e da Ministra da Cultura Graça Fonseca.

No ano em que completa 50 anos de carreira, Sérgio Godinho foi convidado pela Residência Oficial do Primeiro Ministro, para um concerto intimista nos jardins do Palácio de S. Bento, para celebrar o 25 de Abril onde foi acompanhado ao piano por Filipe Raposo.

Neste mesmo espetáculo, Sérgio Godinho foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural. O primeiro ministro António Costa referiu que esta distinção é feita a «Alguém que tem cantado as nossas vidas desde o 25 de Abril até agora».

«Nunca recusei medalhas, condecorações, prémios. Sempre os achei um reconhecimento do ‘outro lado’, dos trabalhos que aos anos tenho vindo a desenvolver (no caso das canções, 50 anos – eu próprio me espanto com isso). Em 1995 ou 96, tinha recebido a ‘Ordem da Liberdade’, juntamente com alguns companheiros de estrada, também combatentes pela liberdade, cá ou no exílio. As duas frentes de um mesmo combate.

E agora, esta ‘Medalha de Mérito Cultural’, ainda por cima ligada ao 25 de Abril (que melhor correspondência?), é de facto uma recognição de todo um labor de anos. Só posso dizer ‘obrigado’, encontramo-nos todos ao virar da esquina», escreveu Sérgio Godinho na sua conta oficial de Instagram.

De forma a assinalar o 25 de Abril foi transmitido nas redes sociais do Governo e na RTP1 um concerto pré-gravado de Sérgio Godinho no Palácio de Belém, acompanhado pelo pianista Filipe Raposo.

Related Article
Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner