Home   /   Novos Discos  /   “20.000 Éguas Submarinas” de Rui Reininho já nas plataformas digitais
“20.000 Éguas Submarinas” de Rui Reininho já nas plataformas digitais
“20.000 Éguas Submarinas” é o nome do disco de Rui Reininho, já disponível nas plataformas digitais. A edição em vinil estará disponível a 17 de julho e já se encontra em pré-venda na FNAC Portugal.

Depois do famigerado “Companhia das Índias”, lançado em 2008, Rui Reininho assume um percurso mais experimental com “20.000 Éguas Submarinas”.

“Animais Errantes” é o primeiro single da viagem que o músico nos convida a fazer com esta obra.

“20.000 Éguas Submarinas” foi produzido por Paulo Borges, e juntos congeminaram uma viagem que durante dois anos os levou pelos confins dos mares já dantes navegados. Sobre esta parceria refere Rui Reininho:

«Ao vir à superfície, encontrei o Paulo Borges contido em anos de interpretações alheias e perguntei-lhe, como numa ilha solitária, o que queria criar; saiu-nos um arquipélago provavelmente um dos Açores que já nos sobrevoava com os sons marítimos, o fracasso das ondas nos rochedos e o marulhar crustáceo dos músculos dos ‘Animais Errantes’, que respeitamos».

Este percurso de dois anos que culmina no disco, ficou registado em documentário (making of) realizado por Bernardo Esteves, Ricardo Pesqueira e Rui Garcia da Costa e produzido pela Moonwalk Productions. Segue o teaser deste documentário que serve também de carta de apresentação do disco:

Para além de Rui Reininho (vozes, gongos, taças e percussões) e Paulo Borges (piano, sintetizadores, programações e guitarras), o disco conta com a participação de Alexandre Soares, Pedro Jóia, Tiago Maia, Eduardo Lála, Ruca Rebordão, Moisés Fernandes, Daniel Salomé e Jacomina Kistemaker.

“20.000 Éguas Submarinas” foi gravado entre 2018 e 2020 na LastStep Studio, em Almada, por Filipe Trigo, Renato Grilo e Paulo Borges. Foi misturado por Francisco Grilo, com assistência de Filipe Trigo e masterizado por Miguel Pinheiro Marques (ARDA Recorders). A capa do disco foi concebida pela EVOLI, a partir de uma pintura de Jorge Curval chamada Sub Ma Iris.

Digressão “20.000 Éguas Submarinas” de Rui Reininho

26 de Junho
Aleste (Funchal / Madeira)

10 de Julho
Jardins Efémeros (Viseu)

18 de Julho
Feira do Livro (Porto)
Jardins do Palácio de Cristal

10 de Setembro
Culturgest (Lisboa)

11 de Setembro
Gnration (Braga)

17 de Setembro
Auditório CCOP (Porto)

Mais datas a anunciar em breve.

Related Article