Home   /   Destaque  /   Canções de apoio a Portugal para o Euro 2020
Canções de apoio a Portugal para o Euro 2020

Ao longo dos anos, várias canções tem sido lançadas de modo a apoiar a Seleção Nacional, que entra hoje em campo às 17h00, para defrontar a Seleção da Hungria, para o primeiro jogo do Euro 2020. Recordamos algumas dessas canções de apoio a Portugal.

A música oficial deste Europeu 2020, para apoiar a Seleção Portuguesa é “Vamos Com Tudo” interpretada por David Carreira. Este tema que tem como mote unir todas as comunidades lusófonas (sendo o único país de Língua portuguesa a disputar o campeonato da Europa), conta com as participações especiais de Ludmilla, Giulia Be e Preto Show.

Mas se há canção eternamente mítica é “Bamos la Cambada” de José Estebes, personagem icónica interpretada por Herman José, com letra de Carlos Paião.

Esta música bastante divertida, que tem passado de geração em geração, serviu de apoio para o Mundial de 1986.

Dois anos antes, para o Europeu de 1984, surgiu a primeira canção oficial de apoio: “A Seleção de Todos Nós” era o nome da música com letra de António A. Pinho e música de Tó-Zé Brito, com participação de Alexandra e José Cid, entre outros artistas.

“Força” de Nelly Furtado era a música oficial do Euro 2004 que se realizou em Portugal, e por isso mesmo continua, ao longos dos anos, a ser associada à Seleção Portuguesa.

Nesse mesmo ano acabou por surgir, através de um anúncio publicitário da Galp, um dos temas de apoio à Seleção.

“Menos Ais”, com letra de Nuno Jerónimo e Pedro Bidarra, e composição de Manuel Faria e Nuno Tempero, tornou-se um sucesso na altura pela sua forte mensagem de pedir fim às lamúrias de perdedores, e tal como diz a letra “Marca mais / Corre mais / Menos ais / Quero muito mais”.

Para o Mundial de África do Sul, em 2010, o Mundial que ficou conhecido pelo uso das vuvuzelas, foi a canção “I Gotta a Feeling” dos norte-americanos Black Eyed Peas, que ficou associada ao apoio da equipa.

Na altura, o selecionador Carlos Queiroz, confidenciou numa conferência de imprensa que era este o tema que os jogadores ouviam no balneário para se motivarem para os jogos. Esta mesma música foi campanha do Banco Espírito Santo, patrocinador da seleção na época, tendo ganho ainda mais força como tema de apoio.

Tal foi o sucesso desse tema no nosso país que os Black Eyed Peas vieram a Portugal para um concerto de apoio à Seleção.

Em 2014, a propósito do Mundial do Brasil, Mastiksoul com Rui Unas e Luciana Abreu lançaram a “Dança do Campeão”.

Mas a música oficial do Mundial no Brasil, em 2014, era interpretada pela jovem Kika, na altura com 17 anos. “Vai Portugal” foi a canção oficial, produzida por RedOne.

No ano da grande conquista do Europeu 2016, em França, do qual a Seleção Portuguesa se sagrou Campeã, a música oficial era “Tudo O Que Eu Te Dou – Somos Portugal” de Pedro Abrunhosa. O cantor português pegou num dos seus maiores êxitos de Carreira e aplicou-lhe novos versos de modo a apoiar a equipa das Quinas.

Mas se houve canção que nesse mesmo ano ficou marcada como uma das músicas da conquista do Europeu foi “A Minha Casinha” dos Xutos e Pontapés. Este tema foi um dos que ecoaram no estádio após o apito final em que Portugal se sagrou Campeão Europeu. Foi também uma das canções cantadas pelos jogadores portugueses nos festejos, já em Portugal.

Ainda em 2016, uma das canções que mais se ouviu em Portugal, que de algum modo ficou ligada ao Europeu, foi “Não Papo Grupos” de David Carreira. Este tema, com a participação de Karetus e Plutonio, e ainda a participação no videoclip de um jogador da Seleção na altura, Ricardo Quaresma, tornou-se um êxito pela mensagem de esperança: “Eu tenho um sonho e vou vencer / Sei que custa mas vou lá chegar / Não deixes ninguém te dizer / Que não faz sentido sonhar / Carrego a esperança por dentro / Mudar de vida no momento / Lutei contra chuvas e ventos e não desisti”.

Para o Mundial 2018, Luciana Abreu voltou a fazer parte de um tema de apoio à equipa das quinas. A artista juntou-se ao Dj Maci para o tema “Pula Pula”, interpretado em inglês, espanhol e português.

Mas a música oficial de apoio à Seleção Nacional em 2018 era “In my blood”, uma versão especial criada por Shawn Mendes.

Para este Europeu 2020, para além do tema “Vamos Com Tudo” de David Carreira há uma outra música que tem vindo a ter destaque: “Silêncio e Tanta Gente” de Maria Guinot.

A Federação Portuguesa de Futebol tem promovido um vídeo com este tema, onde surge numa nova versão o rapper Papillon, com o mote “Vamos Todos, Vamos Com Tudo”.

E agora é só escolher uma das canções de apoio a Portugal e apoiar a Seleção Nacional!

Related Article
Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner