Home   /   Sem categoria  /   Caixa Ribeira recebe projeto “Cantar é Rezar”
Caixa Ribeira recebe projeto “Cantar é Rezar”

 O Festival Caixa Ribeira promoverá um encontro mágico entre a música e a arquitectura, procurando elevar, com a harmonia das duas dimensões, o fado e alguns dos lugares mais antigos e emblemáticos da Cidade do Porto. A Igreja de S. Francisco servirá de palco a alguns dos maiores nomes da canção lusa. A obra do monumento foi iniciada em 1245 e hoje, depois de muitas e sucessivas remodelações e acrescentos, é considerada um dos mais ricos e belos repositórios de talha dourada de Portugal. É também designada por Igreja-Museu, porque nela se realizam frequentemente concertos de música clássica mas desta vez receberá Fado com o Projeto “Cantar é Rezar” de Carmo Moniz Pereira, Matilde Cid e Francisco Salvação Barreto, Frei Hermano da Câmara e José Gonçalez.

O enlace espiritual e artístico será imaculado na Igreja de S. Francisco com o Projecto “Cantar é Rezar” a interpretar os temas que normalmente estão incluídos na Missa Cantada, bem como temas habitualmente escutados nas celebrações de índole católica, cristã. Será um espetáculo entrecortado com temas religiosos, de cariz e natureza católica interpretado por grandes referências do Fado nacional e acompanhados à guitarra e viola.

Também na Igreja de S. Francisco, um dos nomes grandes da 1ª Edição do Caixa Ribeira. Nascido em Lisboa, no seio de uma família de fadistas, o monge beneditino, Frei Hermano da Câmara defende os seus ideais através da música que canta e é provavelmente a maior referência de canto religioso do nosso país. Dono de mais de 50 anos de carreira, chega ao Caixa Ribeira para um espetáculo único onde se sentirá em casa.

Ao seu lado estará José Gonçalez. Juntaram-se em 2008 para a digressão “Jesus Cristo Anda pela Rua” e desde essa altura que a relação entre ambos se tornou muito próxima. Dono de uma grande voz, este alentejano de Extremoz já trabalhou ao lado de nomes como Maria da Fé, Alfredo Marceneiro, Camané e Katia Guerreiro.

  O bilhete único para os dois dias tem o preço de 28€, passando a 35€ nos dias do Festival, sendo que os clientes da Caixa terão um desconto de 10% na compra de bilhetes com cartão da Caixa no Palácio da Bolsa. Deverá ser trocado pelo próprio, nas bilheteiras do Festival sediadas no Palácio da Bolsa, a partir de dia 11 de junho. Pulseira essa que dará acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.

Já confirmados:

Camané, Cantar é Rezar, Carminho, Carolina, Cidália Moreira, Florência, Frei Hermano da Câmara, Gisela João, José Gonçalez, Júlio Resende, Katia Guerreiro, Maria Ana Bobone, Maria da Fé, Marco Rodrigues, Raquel Tavares, Ricardo Ribeiro, Ricardo Ribeiro e Rabih Abou-Khalil, Rodrigo da Costa Felix.

Related Article