Home   /   Sem categoria  /   Camané recebeu prémio em Itália
Camané recebeu prémio em Itália

O Prémio Europa-David Mourão-Ferreira, relativo aos anos 2010 e 2012, foi entregue no passado dia 2 de Maio, aos escritores Vasco Graça Moura e Daniel Jonas, ao realizador Miguel Gomes e ao fadista Camané, em Itália.

A cerimónia realizou-se na aula magna Aldo Cossu, da Universidade de Bari, em Itália.
O galardão, constituído por uma placa de prata, atribuído pelo Centro Studi Lusofoni – Cátedra David Mourão-Ferreira da Universidade de Bari Aldo Moro e o Instituto Camões, foi criado em homenagem ao autor de “Gaivotas em terra”, com o objetivo de contribuir para a divulgação da língua e da cultura portuguesas nos países da União Europeia e do Mediterrâneo.

O Prémio bienal divide-se em duas categorias, “Mito” e “Promessa”, tendo o júri das duas edições sido constituído por Eduardo Lourenço, que o presidiu, e pelos investigadores Fernanda Toriello e Richard Zenith.

Na categoria “Mito”, que visa galardoar a carreira de uma personalidade eminente da cultura lusófona que se tenha distinguido no campo das letras e das artes, os premiados são o escritor e poeta Vasco Graça Moura, em 2010, e o fadista Camané, em 2012.

Related Article