Home   /   Notícias  /   D’Alma «A língua portuguesa e a música podem unir culturas»
D’Alma «A língua portuguesa e a música podem unir culturas»
Os D’Alma são uma banda de pop/rock do Porto, que recentemente editaram o álbum “Caminho D’alma”.

D’alma — “É unir os povos de cultura diferentes de língua portuguesa através da poesia em música”

Joaquim Carlos Silva, vocalista, poeta e compositor da banda, referiu em declarações ao nosso site que este projeto musical tem como “principal objetivo perpetuar os grandes poetas e novos valores poéticos de língua portuguesa”. Salienta que “sensibiliza-me muito musicar poesia. Sinto essa necessidade e encontro união e diversidade entre diversas culturas na mesma língua. É a minha alma”.
Salienta que neste álbum não estão unicamente poetas portugueses, mas também os de expressão lusófona; portugueses, angolanos e brasileiros. “É unir os povos de cultura diferentes de língua portuguesa através da poesia em música. E transmitir essa sensibilidade para o mundo”, refere.

Joaquim Carlos Silva - D'Alma

D’Alma

O disco conta com poemas de Florbela Espanca, José Saramago, Ricardo Reis e Álvaro de Campos (Fernando Pessoa), Miguel Torga, Rita Margaret, António Aleixo, António Carlos Santos, Sofia de Mello Brayner Anderson, Ester Cid e Joaquim C. Silva, Machado de Assis, Cristina lebre, Isabel Ferreira e Etelvina Diogo.

“Escolhi estes poetas, apresentados no álbum, pela sua mensagem de força de vida e sensibilidade na construção das palavras que transformo em música. Existe uma união no que leio e que transformo em música. A poesia como forma de arte transportada para a música. São os poemas com que mais me identifiquei para este álbum e com os poetas que eu gosto de musicar. Porque transmitem a sensibilidade de um povo independentemente da sua nacionalidade. A riqueza das palavras da língua portuguesa que unem culturas. Mas num próximo álbum serão outros porque a riqueza da linguagem em sentimentos na lusofonia é interminável”, explica.

Quanto à participação do compositor brasileiro Michael Sullivan no disco, o vocalista da banda refere que “além dos D’alma já terem muitos fãs no Brasil, Michael Sullivan é um dos maiores compositores brasileiros. A nossa música e poesia melhoram ao som das suas melodias. Todas estas parcerias enriquecem as diversas culturas, para os artistas de língua Portuguesa. Este compositor conhece o trajeto dos D’Alma. Quando lhe apresentei este projeto aderiu e temos o resultado de uma parceria muito positiva e gratificante demonstrando a união entre poesia e música. O poema do tema “O Amor é Lindo” é da minha autoria e a música de Michael Sullivan. O tema foi gravado nos estúdios de Sullivan”.

D’alma — “A língua portuguesa e a música podem unir culturas”

Joaquim Carlos Silva refere que os D’Alma “ambicionam unir os povos de cultura diferentes de língua portuguesa através da poesia em música. E transmitir essa sensibilidade para o mundo. Que através de um registo pop/rock a língua portuguesa e a música podem unir culturas e sensibilizar pessoas para várias formas de arte cultural; poesia e música”.

Related Article