Home   /   Sem categoria  /   Entrevista | Ménito Ramos falou-nos de cada tema do novo disco “Tudo Tem Um Tempo”
Entrevista | Ménito Ramos falou-nos de cada tema do novo disco “Tudo Tem Um Tempo”

Volvidos mais de quatro anos sem gravar e mais de sete sem lançar um disco de inéditos, Ménito Ramos está de volta com “Tudo tem um tempo”.
Depois do disco ter sido editado nas plataformas digitais, encontra-se agora também à venda nas lojas em formato fisíco.
O produtor, compositor e cantor desvendou-nos um pouco de cada tema que integra este novo trabalho.

«não desiludi aqueles que sempre acompanharam a minha música»

Made in Portugal: Volvidos alguns meses após a edição de “Tudo Tem Um Tempo”, qual o feed back?
Menito Ramos: Tem sido muito agradável descobrir que, não desiludi aqueles que sempre acompanharam a minha música, e simultaneamente, consegui surpreender outros, que não conheciam o meu trabalho, ou o conheciam, mas ficaram surpreendidos com novas sonoridades que procurei explorar em algumas das canções.

MIP: Depois da edição digital o disco já se encontra disponível nas lojas em edição física. É sempre diferente ter um disco em mãos?
MR: Pessoalmente continuo a gostar muito de “sentir” nas mãos a obra completa e palpável de determinado músico/artista, ao invés das canções “circularem avulso” no mundo digital, isto porque, para além do que cada uma das canções signifique individualmente, há todo um contexto geral que, a ser entendido, nos dá uma perspectiva mais abrangente da personalidade e da obra musical do artista, e isso só se consegue captar ao ouvir toda a obra, como se de um livro se tratasse, o que no domínio digital, nem sempre acontece, pois nem sempre o ouvinte adquire a obra na totalidade!

«têm sido momentos de grande emoção, afinal foram quase 5 anos sem subir a um palco»

MIP: No início do mês apresentaste ao vivo os temas do novo disco. Como foi regressar aos palcos e interpretar novos temas?
MR: Tem sido fantástico, e têm sido momentos de grande emoção, afinal foram quase 5 anos sem subir a um palco!
Há 4 anos atrás, por motivos pessoais, não me conseguiria imaginar de novo em palco!
Mas rever aquelas pessoas que sempre nos acompanharam, na fila da frente, com sorrisos contagiastes, e já a cantarem algumas das novas canções, é algo muito precioso e a que dou muito valor!

» Menito Ramos falou-nos um pouco de cada tema:

# As Palavras Mais Sentidas
Uma balada que fala de alguém que reconhece que tem dificuldades em exprimir os seus sentimentos, alguém com pouco para dar, mas com vontade de dar o pouco que tem, alguém genuíno, verdadeiro, e que encontra na frase “as palavras mais sentidas, são as que ficam por dizer”, a única forma de mostrar o que sente…


# O Culpado Fui Eu
Uma fusão musical que nunca tinha feito antes, uma mistura de “tango” e “r&b”, um tema que pouca gente imaginaria na minha voz…
É sobre um homem que reconhece, depois de ser enganado por uma mulher, que afinal a culpa foi da sua própria ingenuidade, afinal de contas, já todos conheciam esta mulher e a sua forma de manipular os sentimentos dos outros, excepto ele, ingénuo…..
Para mim, uma das canções mais inesperadas e surpreendentes do álbum!

# Põe-Me À Prova
Mais um estilo musical que nunca havia tentado antes, uma “bossa nova”, fala-nos de um homem que percebe que aos olhos de determinada mulher é “apenas mais um, igual a tantos outros”!!!! Insistentemente vai avisando a mulher, para que não continue a menosprezar os seus sentimentos, para que não tome por garantido o seu amor, sob pena de o perder, e nunca mais o ver!!!
A mulher decide testar se ele é mesmo capaz de fazer o que está a prometer, se tem a coragem para partir, afastar-se dela, sem olhar para trás, e não mais voltar…

# Não Me Julgues (feat. Rita Guerra)
Um tema “r&b”, que inicialmente escrevi/compus a pedido da Rita Guerra, para que o gravasse no seu álbum!! Entretanto, ao decidirmos gravar um dueto juntos, esta canção pareceu-nos a escolha óbvia!!
O título diz tudo, fala de 2 pessoas que se envolveram no passado, e ao se reencontrarem anos depois, revivem os momentos, tentam explicar o porquê do falhanço da relação, mas sem se julgarem mutuamente, como bons amigos que sempre juraram ser!!
Um belo momento musical aliado a uma grande intensidade emocional.

# Não Penso Mais Em Ti
Um tema pop/rock, que fala daquele “sorriso estampado de dor” que alguns de nós por vezes temos de mostrar, para não revelar sentimentos que nos enfraquecem!!
Porque afinal temos o direito de nos recusamos a pensar em pessoas que nos fazem mal!!


# 5 Minutos de Fama
Um tema “rock”, uma estética sonora e de produção que sempre me agradam, e que faço questão de manter nos meus trabalhos!
A letra não podia ser mais direta, dura e frontal!!
Fala de um fenómeno a que temos assistido (em demasia) nos últimos anos, a procura desmedida pelos “5 minutos de fama”, gente capaz de tudo, de passar por cima de todos, para tentar chegar à fama, fútil e passageira, nem percebendo que é precisamente essa “corrida desesperada” pela fama, que as torna pessoas banais, vulgares, apenas mais uma de muitas!!

# É Mais Honesto Assim
É sobre alguém que, logo no inicio de uma relação, já marcado pelo passado, prefere ser honesto e dizer logo “pouco tenho para dar, tenho apenas a pessoa que sou, mas o que sou, é teu, se quiseres”!!!! É mais honesto assim…

# Teu Herói, Teu Vilão
Uma balada “r&b” que fala da dualidade de sentimentos que coabitam no amor, e que leva a que num momento sejamos o “herói”, no minuto seguinte, o “vilão”!!!!

# A Melhor Parte de Mim
Uma balada “power rock” que fala daquela que é a parte melhor de nós, todos a temos, e só a partilhamos com alguém especial…

# Não Preciso Dizer Mais
Uma canção que nos fala de alguém que reconhece que nem sempre age da forma correcta, que por vezes é o “tolo” da situação, e esta letra é o seu “pedido de desculpas”!

# Fecha Os Olhos e Vê
Não é irónico que por vezes tenhamos de fechar os olhos para conseguirmos “ver” o que realmente é importante??? E que por vezes até está mesmo à nossa frente, sempre esteve….mas não “vemos”, apenas “olhamos”!!!:)

# Desiste de Mim
O som de bateria acústica que há muito procurava, consegui nesta canção!!!! Esta é a canção cuja letra dedicamos a alguém que, apesar de saber que nos magoamos mutuamente, e de saber que não haverá um final feliz para a nossa história, continua a querer acreditar num amor impossível, em nós, a estar “por perto”, a “cuidar” de nós…e nós, sabendo que não há volta a dar, e que nada irá mudar, sugerimos a essa pessoa que se afaste de um fim previsível, desista de nós, a bem da sua própria felicidade…

# Tudo Tem um Tempo
Esta foi o meu irmão Mauro Ramos quem escreveu!
Uma canção muito especial, que acabou por dar nome ao álbum, e não podia ser um título mais apropriado!!!:)

# Só um Louco Como Eu
É uma chatice quando nos apaixonamos pelas pessoas erradas, que vivem nos seus “mundos loucos”!!
Baixamos defesas e queremos entrar, independentemente das consequências, nesse mundo, e, para reinar num mundo louco, “só um louco como eu”!!!
No fundo, fala do lado masoquista que há em cada um de nós, porque no fundo, há situações em que sabemos à partida que sairemos magoados, mas, vamos na mesma….

Related Article