Home   /   Sem categoria  /   Reportagem | Telmo Pires apresentou “Fado Promessa” no Museu do Fado
Reportagem | Telmo Pires apresentou “Fado Promessa” no Museu do Fado

O fadista Telmo Pires natural de Bragança apresentou na passada quinta-feira o seu primeiro álbum “Fado Promessa” no auditório do Museu do Fado, acompanhado pelos músicos Sandro Costa na guitarra portuguesa, Jorge Carreiro no contra-baixo e Cajé Garcia na viola clássica, que iniciaram o concerto com um belíssimo instrumental.

Após a interpretação do primeiro tema “Fado Primavera” o fadista mostrou-se muito feliz por ao fim de dez anos poder pisar o palco do Museu do Fado, numa sala esgotada, agradecendo a todos os presentes e lamentando por quem não conseguiu entrada.

O cantor prosseguiu a apresentação do seu disco de estreia com o tema “Meu Amor”, revelando assim as suas qualidades de compositor e letrista.
A anteceder a interpretação de “Sonho Meu” Telmo Pires cita Gabriel Garcia Marquez: “Não é verdade que as pessoas param de perseguir os sonhos porque elas envelhecem, elas envelhecem porque param de perseguir sonhos”, acrescentando ainda que os sonhos são frequentemente reduzidos, destruídos e ficam vazios por culpa do dia-a-dia do quotidiano. Seguiu-se “Estranho Lugar” e “Fado Esmeraldinha”.
Ouviu-se ainda “Morena” e “Reis e Rainhas”, mais dois temas da sua autoria.
Referente ao tema “Morena” o fadista explicou que era um tema dedicado à sua avó, que na sua juventude era “uma das Marias da terra, mas a única morena”, pelo que o seu avô ao ter-se apaixonado por ela “e para torná-la única passou a chamá-la de morena”.
O concerto terminará, mas os fortes aplausos de pé ‘obrigaram’ Telmo Pires e os músicos a regressassem a palco para mais um tema. Ouviu-se “Os Navios”, um arranjo do tema “Tango to Évora”, da Canadense Loreena McKennitt.

Telmo Pires agradeceu aos presentes, a quem quis ir mas não conseguiu entrada, ao Museu do Fado, ao seu produtor, a toda a equipa que o acompanha, aos músicos, e todos quantos o têm apoiado, com visível gratidão e emoção.
De referir que ao longo do concerto a interacção de Telmo Pires com o público foi simples e notória, gerando sorrisos e risos em todas as pessoas que se encontravam no bonito e intimista auditório do Museu do Fado.
Este concerto de apresentação de “Fado Promessa” foi o começo de uma viagem de um dos cantores pertencentes à nova geração do Fado, que tem uma interpretação muito própria, cheia de personalidade e que canta com paixão e emoção.
Certamente que rapidamente deixará de ser uma ‘promessa’ para ser uma grande confirmação do fado.

Reportagem: Márcia Filipa Moura

Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Related Article