Home   /   Notícias  /   Entrevista | Salto: “A nossa ideia é sempre reinventar a forma como fazemos música”
Entrevista | Salto: “A nossa ideia é sempre reinventar a forma como fazemos música”

Dois anos depois do lançamento do primeiro longa-duração, os Salto, Luís Montenegro e Gui Tomé Ribeiro a quem se juntam agora Tito Romão e Filipe Louro, revelam-nos em entrevista novidades para o novo álbum que estão a preparar e da tour “Mar Inteiro” que os tem levado a atuar em diversas salas do País.

Made in Portugal: “Mar Inteiro” é o single de avanço do vosso novo disco. Já há uma data definida para o disco ser editado? Ainda estão em gravações?
Salto: O disco está a ser gravado ainda e composto durante esta tour. Uma das características desta tour é as músicas serem experimentadas ao vivo e ao público fazer parte desse processo. A data será a anunciada a seu tempo.

“Este álbum será sem dúvida mais orgânico”

MIP: O que é que nos podem adiantar do vosso novo trabalho? A sonoridade irá ao encontro do que tem feito, ou haverá novidades?
Salto: Haverá sempre novidades na nossa música. Seria “estranho” se passados os anos a música continuasse a ser a mesma. O facto de terem entrado mais duas pessoas – o Tito Romão (que já tinha tocado connosco em 2012) na bateria e o Filipe Louro no baixo e nas vozes – acaba por influenciar todo o nosso processo de fazer música. Os Salto de 2012 fizeram o álbum em estúdio, hoje em dia fazemos na sala de ensaios e na estrada. Deste novo processo nascem algumas das diferenças no nosso som. Este álbum será sem dúvida mais orgânico.

MIP: Porquê a escolha do tema “Mar Inteiro” para dar a conhecer o álbum que estão a preparar, e dar título à tour?
Salto: “Mar Inteiro” marca o início deste momento a 4 e é um óptimo cartão de visita para o que aí vem. Reflete uma visão dos 4 sobre a música que fazemos. Por representar tudo isto  e pela forma como estamos a compor o álbum, fez todo o sentido ser também esse o nome da tour.

MIP: Tem tocado ao vivo alguns dos novos temas. Como tem sido o feed back do público?
Salto: Tem sido mesmo muito bom. É uma grande surpresa ver o público interessado em música nova. Há música que parece que sempre conheceram e outras em que se nota uma grande atenção e curiosidade. É diferente ver os Salto a 4 e o resultado disso deixa-nos mesmo muito contentes.

“A nossa ideia é sempre reinventar a forma como fazemos música”

MIP: É mais comum, primeiro editar-se o disco e depois apresentar os temas ao vivo. No vosso caso, estão primeiro a apresentar os temas, sem o disco cá fora. Porquê esta opção?
Salto: A nossa ideia é sempre reinventar a forma como fazemos música. Como vínhamos de um álbum que tinha sido praticamente todo composto em estúdio, e em que depois levar as músicas para o concerto, era sempre um desafio que dificilmente soaria ao álbum – tínhamos demasiados instrumentos gravados para os conseguirmos tocar ao vivo. A vontade neste álbum foi de que o que estivesse gravado no disco se sentisse como a banda ao vivo, que fosse o resultado daquilo que realmente acontece em concerto e temos conseguido isso durante as gravações.

MIP: Por onde vai passar a tour “Mar Inteiro”?
Salto: Esta tour tem ido de Norte a Sul do país. Desde de Aljustrel e Évora até Vila Real passando por Fundão, Coimbra e Maia faltando agora a 27 de Fevereiro o Sons de Vez, 28 de Fevereiro o Beat Club em Leiria, dia 5 de Março o CT Alba em Albergaria e o Dunar Bar na Tocha em Aveiro.

MIP: No verão, iremos ver-vos novamente a atuar em Festivais? Que palco anseiam pisar?
Salto: Na verdade ansiamos por todos. Cada palco tem a sua história e o seu público e é isso que diferencia entre estarmos a tocar na sala de ensaios ou num palco, onde chegamos a públicos e diferentes e às suas maneiras únicas de viver a música e um concerto.

MIP: Para além da tour, do novo disco, que mais nos reservam os Salto para este ano 2015?
Salto: Reservamos um ano com muitas novidades. Estamos a gravar o disco, estamos a filmar toda a tour e concertos, por isso, podem esperar muita coisa. Um ano muito completo com muita coisa a acontecer.

Acompanhe os Salto em: facebook.com/saltopt
Related Article
Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner