Home   /   Notícias  /   Faleceu José Mário Branco
Faleceu José Mário Branco
José Mário Branco faleceu aos 77 anos durante a noite de segunda para terça-feira após um acidente vascular cerebral (AVC). O seu percurso foi desde a música de intervenção e a canção de Abril ao fado.
faleceu José Mário Branco

Considerado um dos maiores nomes da música portuguesa, José Mário Monteiro Guedes Branco nasceu no Porto no ano de 1942 e estudou História nas Universidades de Coimbra e do Porto, curso que não chegou a terminar. Foi militante do Partido Comunista Português (PCP) e a ditadura obrigá-lo-ia a exilar-se em França, para onde viajou em 1963, tendo regressado a Portugal em 1974. É autor do emblemático álbum “Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades” (1971), de “Margem de Certa Maneira” (1973), “A Mãe” (1978), do duplo “Ser solidário” (1982), “A Noite” (1985), “Correspondências” (1990) ou “Resistir é Vencer” (2004).

José Mário Branco lançou o seu último álbum de originais, em 2004, com o nome “Resistir é vencer”, em homenagem ao povo timorense.

Foi músico, autor e responsável pela produção e arranjos musicais de uma série de discos de outros artistas portugueses, como Sérgio Godinho, Fausto Bordalo Dias ou Zeca Afonso.

Related Article
Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner