Home   /   Sem categoria  /   Carlos do Carmo divide Grammy “com os portugueses todos”
Carlos do Carmo divide Grammy “com os portugueses todos”

Carlos do Carmo recebeu, esta quarta-feira (19 novembro), no Hollywood MGM Theatre, em Las Vegas, nos Estados Unidos o Grammy Latino de Carreira.

Os Grammys são os prémios mais importantes da indústria musical norte-americana. No caso de Carlos do Carmo distinguem 51 anos de carreira dedicada ao fado.

No seu discurso de agradecimento, o fadista começou por pedir desculpa, em castelhano, por ir falar em português, antes de agradecer ao presidente e jurados do prémio, dizendo-se “muito surpreendido” pelo mesmo.

“Gostava de vos dizer que sou português, um país muito antigo, com uma características muito particulares”, realçando que é “um povo para o qual dá muito prazer cantar. Um povo muito fiel aos seus artistas”, explicando que “não teria sido possível para mim cantar 51 anos seguidos se o povo não me tivesse sempre apoiado e dado o seu suporte”.

Falou do fado, referindo não ser possível cantar o fado “sem uma profunda paixão, sem uma profunda dádiva do coração. Fala do amor, da tristeza, dos sentimentos, da vida”. No discurso Carlos do Carmo fez ainda referência aos “grandes poetas portugueses”, aos “excelentes compositores” e aos músicos que o têm acompanhado ao longo dos anos.

No final do discurso salientou que “gostava que me permitissem que eu repartisse este prémio com o povo da minha Terra, com os portugueses todos, que me querem tão bem”, mencionando ainda a família, agradecendo-lhes. Os avós, o pai e a mãe – “uma das maiores fadistas”, recordou -, a mulher, os filhos e os quatro netos.

E quase no final, deixou duas recomendações à assistência: “visitem o museu do fado em Lisboa. E visitem Lisboa, porque é das cidades mais bonitas da Europa”, mencionando ainda o Porto e outras cidades portuguesas como de visita obrigatória, mas destacando Lisboa “tem a luz mais bonita e a canção mais bonita”.

Finalizou com um “Viva Portugal”.


O fadista é o segundo artista português a receber um Grammy, sendo que em 2000 a soprano Elisabete Matos recebeu o Grammy Latino para Best Classical.

# Homenagem a Carlos do Carmo com o tema “Lisboa, Menina e Moça” cantado por 35 vozes

A Rádio Comercial decidiu homenagear o fadista com uma nova versão do emblemático tema “Lisboa, Menina e Moça” e convidou 35 vozes nacionais para darem voz ao tema.
Artistas como Carlão, Aurea, Marco Rodrigues, Mariza, Ana Bacalhau, Miguel Aráujo, Rita Guerra, Miguel Gameiro, entre outros, dão voz a um tema, que segundo a Rádio Comercial é “a homenagem de um país inteiro”.


PARABÉNS CARLOS DO CARMO!!

Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Related Article