Home   /   Novos Discos  /   “II” é o novo disco dos Basset Hounds
“II” é o novo disco dos Basset Hounds
Sai hoje, dia 27 de abril “II”, o mais recente trabalho discográfico, dos Basset Hounds, com o selo da Pontiaq.

“Ouroboros” é o primeiro single do novo álbum.

Após a edição do primeiro álbum, homónimo, em 2015, bem recebido pelo público e pela crítica, que lhes permitiu marcar presença nas principais salas do circuito indie português e em alguns dos mais conhecidos festivais de música do país, o quarteto lisboeta regressa com o segundo álbum de originais. A banda preserva a mesma amplitude sonora que já lhe conhecemos, sem preocupações de se adentrar num ou noutro género musical e criando uma linguagem muito própria e sem rótulos. É neste espaço multidimensional que se move esta “matilha” formada por Afonso Homem de Matos (bateria), António Vieira (guitarra), José Francisco Martins (baixo) e Miguel Nunes (voz principal e guitarra).

“II” espelha o amadurecimento adquirido pelo colectivo nos três anos que decorreram desde a gravação do seu álbum de estreia. Do antecessor traz a vontade de desvendar novos horizontes no processo de composição musical, tentando pintar os limites conhecidos com novas texturas, mantendo uma sólida componente rítmica. Sem prescindir da essência de cada melodia, o impulso foi medido e o embalo tornou-se consciencioso.

A cadência do processo de criação musical culminou na incorporação de novas abordagens e influências e de novos instrumentos (de sopro e de cordas). “Ouroboros”, o single que serviu de arranque ao novo álbum e que conta com a participação de Francisco Menezes no saxofone, antecipa um disco que extravasa a formação clássica da banda e revela um novo rumo na sonoridade que pretende transmitir.

À semelhança do primeiro álbum,”II” foi gravado nos Blacksheep Studios por Guilherme Gonçalves e Bruno Xisto e masterizado na Arda Recording Company por Miguel Marques. O disco conta com a participação de André Isidro (teclados), David Alves (violino), Francisco Menezes (saxofone) e Luís Grade Ferreira (trompete).

Agenda | Basset Hounds

11/Mai | Freamunde: Espaço A
19/Mai | Faro: SRAF «Os Artistas»
01/Jun | Lisboa: Casa Independente
02/Jun | Portalegre: Lounge

Related Article