Home   /   Notícias  /   “Indignação surge de pessoas que não conhecem Cem Soldos, nem o Bons Sons”, refere a organização sobre polémica
“Indignação surge de pessoas que não conhecem Cem Soldos, nem o Bons Sons”, refere a organização sobre polémica
A atuação do projeto Homem em Catarse na edição deste ano do festival Bons Sons, realizado em Cem Soldos, tem vindo a causar polémica e indignação em meios católicos.

O concerto do dia 11 de agosto, ocorrida na Igreja de São Sebastião, partilhado num vídeo nas redes sociais, provocou, inclusive, uma reação da diocese de Santarém que refere em comunicado que o espetáculo viola as regras do Vaticano; “Não é legítimo programar numa igreja a execução de uma música que não é de inspiração religiosa e que foi composta para ser interpretada em contextos profanos precisos, quer se trate de música clássica ou contemporânea, erudita ou popular”.

A organização do Bons Sons, através de um comunicado, vem esclarecer esta polémica, referindo que sempre teve a autorização das entidades competentes; “Todos os agentes locais da igreja têm conhecimento e dão autorização para a realização dos concertos“.

No comunicado salientam que “a comunidade não se sente ofendida com esta situação, nem nunca recebemos nenhum comentário menos simpático por parte dos visitantes do festival”, referindo que esta “indignação surge de pessoas que não conhecem Cem Soldos, nem o BONS SONS e teve apenas como base um vídeo de 1 minuto que não representa o concerto, muito menos o projeto”.

Esclarecem ainda que o vídeo que originou a polémica não é de um concerto de rock mas sim de “um concerto intimista, com voz e guitarra, dedicado ao interior do país, às suas paisagens e aos problemas de desertificação”. Salientando que o pequeno excerto apresentado no vídeo retrata apenas o final mais efusivo e feliz do concerto.

Acrescentam ainda que Afonso Dorido, o artista em questão, tem “uma relação de proximidade com a aldeia, tendo já gravado um vídeo em Cem Soldos e feito uma música sobre Tomar”.

 

Related Article