Home   /   Artigo de Opinião  /   É acreditar nos Simpsons e seguir o mote de “Juntos Somos Mais Fortes”
É acreditar nos Simpsons e seguir o mote de “Juntos Somos Mais Fortes”

Esta segunda-feira, 25 de junho, a Seleção Portuguesa de Futebol decide o seu futuro no Mundial da Rússia. Em caso de vitória ou empate a equipa das quinas segue para a próxima fase da competição. Em caso de derrota, regressa a casa bem cedinho e o mote “Conquista o Sonho” fica pelo caminho!

Conquista o Sonho - Conquer Your Dream - Portugal

Se no primeiro jogo, frente à Seleção Espanhola, em que o empate soube a vitória e onde Cristiano Ronaldo se vingou com golos das multas fiscais em Espanha, o mesmo já não se pode dizer da vitória frente a Marrocos, onde o resultado soube a desilusão pela prestação deprimente da equipa. Se dantes o mote era empatar para ganhar, o mote agora parece ser marcar cedo, nada jogar e ganhar.

No jogo contra o Irão o objetivo é (no mínimo) não perder. A Seleção Iraniana, treinada pelo português Carlos Queiroz, tem surpreendido os adversários pela sua garra, mas certamente que o melhor jogador do mundo vai continuar a dar o seu melhor só para não ouvir o Queiroz dizer aos jornalistas para falarem com o Cristiano Ronaldo do porquê da Seleção Portuguesa ir para casa tão cedo. (Frase celebre aquando do Mundial da África do Sul.)

É acreditar que os Simpsons estão uma vez mais certos e que Portugal passa aos oitavos de final, depois aos quartos de final, e por aí adiante até à final. É que segundo estas personagens animadas, que anteciparam, por exemplo, a queda das Torres Gémeas, o vírus Ebola, a eleição de Donald Trump e até o fenómeno Maria Leal, prevêem uma final de um Mundial com Portugal e México, num episódio de 1997. Para tornar esta “futurologia” ainda mais verídica, o episódio em causa começa com um jogador de verde num jacuzzi com várias mulheres, um momento que pode ser ligado à festa que os jogadores mexicanos organizaram.

Seja ou não (mais) uma previsão certeira dos Simpsons, o melhor, e para evitar humilhações, é a Seleção Campeã Europeia seguir o mote dos Amor Electro de Juntos Somos Mais Fortes.

“É o amor, correndo o mundo todo, em busca do calor
A noite espera pela hora do nosso esplendor
A luz acesa preparada para os dias de afeição
A mesa posta, a alma aberta
A chamar a multidão, a família em união

Juntos, somos mais fortes
Seremos o céu que abraça o mundo
Juntos, seremos a voz que acende o amor…o amor”

Sempre era melhor este “Juntos Somos Mais Fortes” com uma sonoridade pop/rock, com uma letra forte e de união como hino da Seleção Portuguesa do que aquela adaptação de Shanw Mendes que mal se entende as poucas palavras em português. Já este Juntos Somos Mais Fortes é cantado (e bem cantado) na língua de Camões. 

Sejam 11 em campo (e) a jogar e não só dois… Tudo bem que se o Ronaldo continuar a marcar e o Rui Patrício a defender a missão é cumprida, mas ‘bamos lá cambada, todos à molhada que isto é futebol total… e o maior é Portugal‘!

Texto: A. Lena

 

Related Article