Home   /   Sem categoria  /   Reportagem | Miguel Gameiro apresenta “11 Canções” no CAE da Figueira da Foz
Reportagem | Miguel Gameiro apresenta “11 Canções” no CAE da Figueira da Foz

Concerto realizado no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz – 4 de Maio de 2013

Miguel Gameiro lançou recentemente o segundo disco a solo “11 canções”. Este trabalho sucede “A Porta Ao Lado” que teve uma grande receptividade por parte do público.
Depois de ter apresentado o novo disco no Centro Cultural Olga Cadaval, Miguel Gameiro rumou até à cidade da Figueira da Foz para um concerto de grande entrega tanto do público como do artista.

 “Tu Ficas-me Bem” foi o tema inaugural com que o cantor abriu o concerto num cenário repleto de fotografias ilustrativas da capa do disco, penduradas ao longo do palco. Seguiu-se “Já Não Canto Essa Canção”, single de apresentação do novo álbum que, contrariando o título do tema, o público cantou-a do início ao fim.
“O próximo tema é sobre pessoas que não se podem ver, mas não vivem uma sem a outra”, assim apresentou Miguel Gameiro  a canção seguinte, “Porque é que a gente não se dá”, fazendo-se ouvir risos por parte do público, que acompanhou o artista trauteando e batendo palmas.

Assim que os primeiros acordes  de “Lisboa”  soaram o público logo se mostrou saudosista  pela lembrança do tema pertencente aos Pólo Norte. As manifestações de agrado não se fizeram esperar tal como as vozes do público a acompanhar Miguel Gameiro.
Continuando a recordar temas mais antigos, seguiu-se “Grito”, onde o público rendido ao concerto que assistia, pôs-se de pé, cantou, saltou e, claro, as palmas nunca faltaram (eram como um instrumento adicional).

De volta às músicas do novo disco seguiu-se “Dançar à chuva”; “Lume Branco” e “Pequenas Coisas”. O público atentamente escutava e certamente que muitas das pessoas presentes pensavam “esta canção tem tudo a ver comigo”. No fundo é isso que leva Miguel Gameiro a estar no mundo da música: compor canções que estão próximas do quotidiano e ficam ligadas às pessoas.

De volta ao repertório dos Pólo Norte ouviu-se “Deixa o Mundo Girar” e “Dança”. Nestes temas Miguel Gameiro desceu do palco e percorreu todo o auditório, que uma vez mais de pé batia palmas e cantava. “Estes são os momentos que me fascinam. Ouvir-vos cantar as canções”, referiu antes de apresentar mais uma nova canção “Levanta o Corpo” – “esta música foi feito a pensar no meu pais”.
Ao piano Miguel Gameiro interpretou “Fica a Saudade”, novo tema do disco e logo de seguida recordou o segundo single do primeiro disco “O Teu Nome”.
“Esta canção compu-la especialmente para hoje”, brincou Miguel Gameiro ao interpretar “Aprender a Ser Feliz” onde o público mais uma vez mostrou o que qualquer artista gosta de ver e ouvir! “Espetacular! Isto está mesmo muito bom”, realça Miguel Gameiro a meio da música, onde o público mantendo-se de pé voltou a ser o coro perfeito no tema “Pura Inocência”.

A terminar o (grande) concerto Miguel Gameiro despediu-se do público com mais um tema do novo disco “Sábado à noite”.
O público de pé pediu mais uma e algumas das pessoas presentes até cantavam “Dá-me um Abraço” que alcançou um enorme sucesso do primeiro disco a solo. E foi precisamente com este tema que Miguel Gameiro regressou ao piano em mais um momento inesquecível.
“Obrigado por esta noite. Espero que tenham gostado das minhas novas canções”, do público ouve-se “Muito!”.
E para terminar um encore de “Já Não Canto Essa Canção”, onde mais uma vez Miguel Gameiro desceu o palco para se juntar ao público.

Miguel Gameiro é sem dúvida um dos melhores músicos em Portugal. A prova estava mais que dada com os 18 anos enquanto membro dos Pólo Norte, mas para os que tinham dúvidas do seu talento, que se desfaçam as mesmas.
Este novo disco é claramente um disco de canções de e para pessoas, “porque as Canções são as Pessoas, as Pessoas são as Canções”. Um trabalho com belíssimas baladas que apaixonam qualquer pessoa e os temas na vertente pop/rock que fazem “libertar” o corpo.
“11 Canções” que muito dá a quem as ouve!

Texto por: Daniela Henriques
Related Article