Home   /   Notícias  /   Reportagem | Teatro da Trindade repleto e rendido a escutar SaFFra
Reportagem | Teatro da Trindade repleto e rendido a escutar SaFFra

Foi com ‘Entre o Barro e a Parede’ (letra e música de FF) que se deu início ao concerto de apresentação do projecto SaFFra, de Fernando Fernandes, mais conhecido no meio artístico por FF.

Este projecto apresenta-se como uma mescla de música popular/tradicional e de fado, mas com uma roupagem moderna. E foi com esse ar moderno, jovem e animado que o concerto prosseguiu com ‘Safra deste ano’, tema de lançamento do disco ‘Saffra’, com letra da autoria de Tiago Torres da Silva e música de Tiago Machado, também ele produtor do disco.
Seguiram-se temas como ‘Menina’ (da autoria de Diogo Clemente), ‘Semente’ e ‘Dança na Solidão’ (que no disco conta com a voz de Lura e em palco contou com o acompanhamento do acordeonista convidado Tiago Pirralho). Também o emocionante ‘Viagem de Mim’ fez parte do alinhamento do espectáculo e levou diversas pessoas do público a soltar uma lágrima.

Neste que foi o primeiro concerto de apresentação oficial de SaFFra pela capital, FF interpretou ainda ‘Desfolhada’ prestando assim homenagem a Simone de Oliveira com um “Viva Simone de Oliveira!“, seguido por uma grande ovação por parte do público.

Depois de ‘A Minha Luz’ e ‘Adivinho-te dormindo’, FF chamou ao palco o Grupo Coral Bafos de Baco para cantar o ‘Alentejo’, da forma mais pura e naturalmente alentejana que existe: o cante.
A viagem seguiu até Trás-Os-Montes com o ‘Blues Transmontano’, da autoria de Dulce Pontes, que no disco conta com a voz da autora. Já em ‘encore’, FF interpretou ‘O que for, há-de ser (ar)’, de Dulce Pontes; e chamou entretanto ao palco, como o próprio afirmou “um grande convidado, e um grande guitarrista“, Guilherme Banza, que o acompanhou na maravilhosa interpretação de ‘Gaivota’.

Com a efusividade de um público que se rendeu visivelmente desde o primeiro tema, este foi um concerto no qual o público não poupou aplausos e elogios a FF e aos músicos que o acompanharam, a saber: Nuno Rodrigues no piano, Margarida Afonso no contrabaixo, Romeu Barreira no primeiro violino, Helena Pereira no segundo violino, Susana Magalhães na viola de arco, Cazé Costa no violoncelo e David Jerónimo na percussão.

E foi em festa que terminou a apresentação de SaFFra no lindíssimo Teatro da Trindade, com o tema ‘Safra deste ano’ cujo refrão foi entoado pelo público em uníssono, um momento sempre bonito num concerto, o da união, da interacção e da cumplicidade entre artistas em palco e público. Objectivos conseguidos, a alegria era geral entre o público à saída do concerto de apresentação do novo marco na carreira de FF, que conta já com 10 anos de carreira musical.
Fernando Fernandes, um nome que promete ainda dar muito que falar no panorama da música portuguesa.

[Mais fotos aqui]

Texto e fotografias: Márcia Filipa Moura
Related Article